Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ENCONTRO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: SUJEITOS E CONTEXTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92831
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 217
    "titulo" => "ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ENCONTRO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: SUJEITOS E CONTEXTOS"
    "resumo" => "A partir de um estudo bibliográfico do tipo estado da arte, essa pesquisa possui como objetivo identificar os contextos em que as pesquisas apresentadas no II Encontro do Ensino de Ciências por Investigação (II ENECI) foram desenvolvidas e os sujeitos envolvidos na disseminação do conhecimento dessa abordagem didática. Dentre os duzentos e trinta e dois trabalhos (232) analisados, constatamos que em relação aos contextos, a região Sudeste e Sul estão entre as instituições que mais participaram do evento e consequentemente apresentaram uma maior quantidade de trabalhos; o componente curricular onde as práticas investigativas foram desenvolvidas com maior ênfase é Ciências, sendo o Ensino Fundamental o nível de ensino que mais aparece e há uma predominância de estudos práticos. Na identificação dos sujeitos, os resultados apontaram uma maior recorrência dos nomes das Professora Anna Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron, sendo as principais referências sobre o Ensino por Investigação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID217_TB318_06032023093010.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "allexandrebcp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92831
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 217
    "titulo" => "ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ENCONTRO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: SUJEITOS E CONTEXTOS"
    "resumo" => "A partir de um estudo bibliográfico do tipo estado da arte, essa pesquisa possui como objetivo identificar os contextos em que as pesquisas apresentadas no II Encontro do Ensino de Ciências por Investigação (II ENECI) foram desenvolvidas e os sujeitos envolvidos na disseminação do conhecimento dessa abordagem didática. Dentre os duzentos e trinta e dois trabalhos (232) analisados, constatamos que em relação aos contextos, a região Sudeste e Sul estão entre as instituições que mais participaram do evento e consequentemente apresentaram uma maior quantidade de trabalhos; o componente curricular onde as práticas investigativas foram desenvolvidas com maior ênfase é Ciências, sendo o Ensino Fundamental o nível de ensino que mais aparece e há uma predominância de estudos práticos. Na identificação dos sujeitos, os resultados apontaram uma maior recorrência dos nomes das Professora Anna Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron, sendo as principais referências sobre o Ensino por Investigação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 12 - Questões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID217_TB318_06032023093010.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "allexandrebcp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A partir de um estudo bibliográfico do tipo estado da arte, essa pesquisa possui como objetivo identificar os contextos em que as pesquisas apresentadas no II Encontro do Ensino de Ciências por Investigação (II ENECI) foram desenvolvidas e os sujeitos envolvidos na disseminação do conhecimento dessa abordagem didática. Dentre os duzentos e trinta e dois trabalhos (232) analisados, constatamos que em relação aos contextos, a região Sudeste e Sul estão entre as instituições que mais participaram do evento e consequentemente apresentaram uma maior quantidade de trabalhos; o componente curricular onde as práticas investigativas foram desenvolvidas com maior ênfase é Ciências, sendo o Ensino Fundamental o nível de ensino que mais aparece e há uma predominância de estudos práticos. Na identificação dos sujeitos, os resultados apontaram uma maior recorrência dos nomes das Professora Anna Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron, sendo as principais referências sobre o Ensino por Investigação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.