Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

UMA SEQUÊNCIA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA COM POTENCIAL INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93091
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 656
    "inscrito_id" => 297
    "titulo" => "UMA SEQUÊNCIA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA COM POTENCIAL INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Este estudo traz uma abordagem qualitativa, com o objetivo de investigar a contribuição de uma sequência didática envolvendo atividades experimentais no ensino de cinética química. Os participantes da pesquisa foram estudantes de 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Água Boa - MT. A estratégia didática baseou-se na utilização de atividades experimentais numa proposta investigativa. Buscou-se promover discussão para situações do cotidiano, vislumbrando a compreensão dos conceitos científicos envolvidos no contexto dos fatores que influenciam as transformações da matéria. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, roda de conversa e imagens. Os resultados foram organizados e discutidos partindo da análise textual das respostas apresentadas pelos participantes nas atividades. As atividades proporcionaram uma visão geral sobre aspectos como experimentação, estrutura física, aprendizagem, possibilidade de diálogo com outras disciplinas da área de Ciências da Natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID297_TB656_07032023145021.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS CÉZAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Carlos Cézar"
    "autor_email" => "carlos.silva@ifg.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93091
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 656
    "inscrito_id" => 297
    "titulo" => "UMA SEQUÊNCIA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA COM POTENCIAL INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Este estudo traz uma abordagem qualitativa, com o objetivo de investigar a contribuição de uma sequência didática envolvendo atividades experimentais no ensino de cinética química. Os participantes da pesquisa foram estudantes de 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Água Boa - MT. A estratégia didática baseou-se na utilização de atividades experimentais numa proposta investigativa. Buscou-se promover discussão para situações do cotidiano, vislumbrando a compreensão dos conceitos científicos envolvidos no contexto dos fatores que influenciam as transformações da matéria. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, roda de conversa e imagens. Os resultados foram organizados e discutidos partindo da análise textual das respostas apresentadas pelos participantes nas atividades. As atividades proporcionaram uma visão geral sobre aspectos como experimentação, estrutura física, aprendizagem, possibilidade de diálogo com outras disciplinas da área de Ciências da Natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID297_TB656_07032023145021.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS CÉZAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Carlos Cézar"
    "autor_email" => "carlos.silva@ifg.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este estudo traz uma abordagem qualitativa, com o objetivo de investigar a contribuição de uma sequência didática envolvendo atividades experimentais no ensino de cinética química. Os participantes da pesquisa foram estudantes de 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Água Boa - MT. A estratégia didática baseou-se na utilização de atividades experimentais numa proposta investigativa. Buscou-se promover discussão para situações do cotidiano, vislumbrando a compreensão dos conceitos científicos envolvidos no contexto dos fatores que influenciam as transformações da matéria. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, roda de conversa e imagens. Os resultados foram organizados e discutidos partindo da análise textual das respostas apresentadas pelos participantes nas atividades. As atividades proporcionaram uma visão geral sobre aspectos como experimentação, estrutura física, aprendizagem, possibilidade de diálogo com outras disciplinas da área de Ciências da Natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.