Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A PRESENÇA DA EPISTEMOLOGIA DE ILYA PRIGOGINE NAS TESES E DISSERTAÇÕES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Nesta investigação pretendemos localizar e analisar a utilização do referencial prigoginiano nos trabalhos de Educação em Ciências. Analisamos trabalhos de conclusão de cursos stricto sensu (teses e dissertações), que apresentavam o pensamento-Prigogine como objeto de estudo ou como referencial teórico no campo de Ensino de Ciências. O planejamento para análise dos dados resultou em duas etapas. Na primeira delas, realizou-se a análise documental crônica dos trabalhos que têm a teoria prigoginiana como objeto de estudo. Na segunda etapa de análise dos dados, prosseguimos com a análise documental para o exame dos trabalhos que se enquadravam no campo de Educação em Ciências. Confirmamos que, apesar da sua relevância, o referencial prigoginiano é pouco ou quase nada utilizado no campo de Educação em Ciências. Por outro lado, argumentamos o quão inovador, necessário e desafiador será a construção de trabalhos no campo educacional que tenham Prigogine como referencial teórico.

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