Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

A METODOLOGIA DO TRABALHO EM GRUPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ÁREA DE UMA SUPERFÍCIE A PARTIR DO MATERIAL DIDÁTICO DA REDE SESI - SP.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93655
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 9
    "inscrito_id" => 455
    "titulo" => "A METODOLOGIA DO TRABALHO EM GRUPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ÁREA DE UMA SUPERFÍCIE A PARTIR DO MATERIAL DIDÁTICO DA REDE SESI - SP."
    "resumo" => "A aula proposta para o 3º EM teve como ponto o objetivo "empregar diferentes métodos para obtenção da área de uma superfície e deduzir expressões de cálculos para aplicá-las em situações reais". Os estudantes foram divididos em sete agrupamentos para três propostas de atividades diferentes presentes no Capítulo 4 do material didático da Rede SESI-SP, a fim de possibilitar melhor aprendizagem na turma, onde todos são recursos uns para os outros. A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o referencial teórico COHEM e LOTAM (2017). As atividades propostas foram pensadas de acordo com a intencionalidade de cada grupo e de forma que cada estudante desenvolvesse um papel específico dentro do seu grupo, sendo eles: facilitador, monitor de recursos, repórter, harmonizador e controlador do tempo. A primeira atividade foi uma adaptação de uma proposta do material didático, tendo como objetivo que os estudantes pesquisassem as dimensões de um parque ou praça de nossa cidade através do google maps a fim de criar estratégias e calcular a área da superfície do lugar escolhido. A segunda atividade também foi uma adaptação de uma proposta do material didático tendo como objetivo que os estudantes criassem diferentes estratégias para calcular a área de figuras produzidas de desenhos produzidos pelos estudantes do 5º EF. A terceira atividade foi uma outra proposta do material didático a fim de que os estudantes desenvolvessem estratégias para calcular a área da superfície de diferentes logotipos conhecidos. O agrupamento dos estudantes pensando na intencionalidade e a proposta para que cada estudante desempenhasse uma função, promoveu um ambiente de comprometimento no desenvolvimento das atividades e na solução dos problemas propostos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID455_TB9_23102023195037.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDERSON SALES PASTOR"
    "autor_nome_curto" => "EDERSON"
    "autor_email" => "ederson.pastor@sesisp.org"
    "autor_ies" => "SESI SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93655
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 9
    "inscrito_id" => 455
    "titulo" => "A METODOLOGIA DO TRABALHO EM GRUPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ÁREA DE UMA SUPERFÍCIE A PARTIR DO MATERIAL DIDÁTICO DA REDE SESI - SP."
    "resumo" => "A aula proposta para o 3º EM teve como ponto o objetivo "empregar diferentes métodos para obtenção da área de uma superfície e deduzir expressões de cálculos para aplicá-las em situações reais". Os estudantes foram divididos em sete agrupamentos para três propostas de atividades diferentes presentes no Capítulo 4 do material didático da Rede SESI-SP, a fim de possibilitar melhor aprendizagem na turma, onde todos são recursos uns para os outros. A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o referencial teórico COHEM e LOTAM (2017). As atividades propostas foram pensadas de acordo com a intencionalidade de cada grupo e de forma que cada estudante desenvolvesse um papel específico dentro do seu grupo, sendo eles: facilitador, monitor de recursos, repórter, harmonizador e controlador do tempo. A primeira atividade foi uma adaptação de uma proposta do material didático, tendo como objetivo que os estudantes pesquisassem as dimensões de um parque ou praça de nossa cidade através do google maps a fim de criar estratégias e calcular a área da superfície do lugar escolhido. A segunda atividade também foi uma adaptação de uma proposta do material didático tendo como objetivo que os estudantes criassem diferentes estratégias para calcular a área de figuras produzidas de desenhos produzidos pelos estudantes do 5º EF. A terceira atividade foi uma outra proposta do material didático a fim de que os estudantes desenvolvessem estratégias para calcular a área da superfície de diferentes logotipos conhecidos. O agrupamento dos estudantes pensando na intencionalidade e a proposta para que cada estudante desempenhasse uma função, promoveu um ambiente de comprometimento no desenvolvimento das atividades e na solução dos problemas propostos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID455_TB9_23102023195037.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDERSON SALES PASTOR"
    "autor_nome_curto" => "EDERSON"
    "autor_email" => "ederson.pastor@sesisp.org"
    "autor_ies" => "SESI SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A aula proposta para o 3º EM teve como ponto o objetivo "empregar diferentes métodos para obtenção da área de uma superfície e deduzir expressões de cálculos para aplicá-las em situações reais". Os estudantes foram divididos em sete agrupamentos para três propostas de atividades diferentes presentes no Capítulo 4 do material didático da Rede SESI-SP, a fim de possibilitar melhor aprendizagem na turma, onde todos são recursos uns para os outros. A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o referencial teórico COHEM e LOTAM (2017). As atividades propostas foram pensadas de acordo com a intencionalidade de cada grupo e de forma que cada estudante desenvolvesse um papel específico dentro do seu grupo, sendo eles: facilitador, monitor de recursos, repórter, harmonizador e controlador do tempo. A primeira atividade foi uma adaptação de uma proposta do material didático, tendo como objetivo que os estudantes pesquisassem as dimensões de um parque ou praça de nossa cidade através do google maps a fim de criar estratégias e calcular a área da superfície do lugar escolhido. A segunda atividade também foi uma adaptação de uma proposta do material didático tendo como objetivo que os estudantes criassem diferentes estratégias para calcular a área de figuras produzidas de desenhos produzidos pelos estudantes do 5º EF. A terceira atividade foi uma outra proposta do material didático a fim de que os estudantes desenvolvessem estratégias para calcular a área da superfície de diferentes logotipos conhecidos. O agrupamento dos estudantes pensando na intencionalidade e a proposta para que cada estudante desempenhasse uma função, promoveu um ambiente de comprometimento no desenvolvimento das atividades e na solução dos problemas propostos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.