Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

A TAXONOMIA DE BLOOM ATRELADA À APLICAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93733
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 1265
    "titulo" => "A TAXONOMIA DE BLOOM ATRELADA À APLICAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "Diante do cenário atual, que exige a prática tecnológica cada vez mais presente nas escolas públicas e privadas, destaca-se o uso de recursos tecnológicos como forma de auxiliar o trabalho do professor em situações freqüentes do cotidiano em sala de aula. Os profissionais, em quase todas as profissões formais neste mundo contemporâneo, global e tecnológico, precisam se adaptar, profissionalizar-se, capacitar-se e, sobretudo, obter formação contínua para garantir seus espaços de atuação, até porque a concorrência também é muito acirrada no mercado de trabalho. Portanto, além de estimular a construção de significados sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo social e natural, é preciso considerar o conhecimento de diferentes linguagens e modalidades. Isso significa que as práticas pedagógicas também devem estimular o uso da tecnologia e dos recursos digitais para construir uma aprendizagem significativa. Com este enfoque, o presente trabalho terá como proposta, enfatizar a utilização da tecnologia através de recursos didáticos e pedagogicamente preparados pelo professor, ressaltando a importância do professor como mediador em sala de aula, além de facilitador da aprendizagem por meio de seu planejamento diário. O planejar para compreender se torna neste momento algo totalmente necessário, para que o professor possa contribuir da melhor maneira possível para a aprendizagem significativa do estudante A análise dos objetivos a serem definidos pelo professor no momento de elaboração do plano de trabalho docente, deve levar em conta os níveis de aprendizagem pelos quais os estudantes estarão passando. Os níveis de aprendizagem fazem parte da Taxonomia de Bloom (Ferraz,2010) técnica utilizada para enfatizar as habilidades e a compreensão dos estudantes, dentro de um processo avaliativo, estabelecido através de sequência didática. Cabe ao professor, ao realizar seu plano de trabalho, estabelecer quais serão os níveis de aprendizagem trabalhados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1265_TB152_15092023175648.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE APARECIDA DA SILVA BLASIOLI"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aline.blasioli@sesisp.org"
    "autor_ies" => "SESI SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93733
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 1265
    "titulo" => "A TAXONOMIA DE BLOOM ATRELADA À APLICAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "Diante do cenário atual, que exige a prática tecnológica cada vez mais presente nas escolas públicas e privadas, destaca-se o uso de recursos tecnológicos como forma de auxiliar o trabalho do professor em situações freqüentes do cotidiano em sala de aula. Os profissionais, em quase todas as profissões formais neste mundo contemporâneo, global e tecnológico, precisam se adaptar, profissionalizar-se, capacitar-se e, sobretudo, obter formação contínua para garantir seus espaços de atuação, até porque a concorrência também é muito acirrada no mercado de trabalho. Portanto, além de estimular a construção de significados sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo social e natural, é preciso considerar o conhecimento de diferentes linguagens e modalidades. Isso significa que as práticas pedagógicas também devem estimular o uso da tecnologia e dos recursos digitais para construir uma aprendizagem significativa. Com este enfoque, o presente trabalho terá como proposta, enfatizar a utilização da tecnologia através de recursos didáticos e pedagogicamente preparados pelo professor, ressaltando a importância do professor como mediador em sala de aula, além de facilitador da aprendizagem por meio de seu planejamento diário. O planejar para compreender se torna neste momento algo totalmente necessário, para que o professor possa contribuir da melhor maneira possível para a aprendizagem significativa do estudante A análise dos objetivos a serem definidos pelo professor no momento de elaboração do plano de trabalho docente, deve levar em conta os níveis de aprendizagem pelos quais os estudantes estarão passando. Os níveis de aprendizagem fazem parte da Taxonomia de Bloom (Ferraz,2010) técnica utilizada para enfatizar as habilidades e a compreensão dos estudantes, dentro de um processo avaliativo, estabelecido através de sequência didática. Cabe ao professor, ao realizar seu plano de trabalho, estabelecer quais serão os níveis de aprendizagem trabalhados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID1265_TB152_15092023175648.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE APARECIDA DA SILVA BLASIOLI"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aline.blasioli@sesisp.org"
    "autor_ies" => "SESI SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Diante do cenário atual, que exige a prática tecnológica cada vez mais presente nas escolas públicas e privadas, destaca-se o uso de recursos tecnológicos como forma de auxiliar o trabalho do professor em situações freqüentes do cotidiano em sala de aula. Os profissionais, em quase todas as profissões formais neste mundo contemporâneo, global e tecnológico, precisam se adaptar, profissionalizar-se, capacitar-se e, sobretudo, obter formação contínua para garantir seus espaços de atuação, até porque a concorrência também é muito acirrada no mercado de trabalho. Portanto, além de estimular a construção de significados sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo social e natural, é preciso considerar o conhecimento de diferentes linguagens e modalidades. Isso significa que as práticas pedagógicas também devem estimular o uso da tecnologia e dos recursos digitais para construir uma aprendizagem significativa. Com este enfoque, o presente trabalho terá como proposta, enfatizar a utilização da tecnologia através de recursos didáticos e pedagogicamente preparados pelo professor, ressaltando a importância do professor como mediador em sala de aula, além de facilitador da aprendizagem por meio de seu planejamento diário. O planejar para compreender se torna neste momento algo totalmente necessário, para que o professor possa contribuir da melhor maneira possível para a aprendizagem significativa do estudante A análise dos objetivos a serem definidos pelo professor no momento de elaboração do plano de trabalho docente, deve levar em conta os níveis de aprendizagem pelos quais os estudantes estarão passando. Os níveis de aprendizagem fazem parte da Taxonomia de Bloom (Ferraz,2010) técnica utilizada para enfatizar as habilidades e a compreensão dos estudantes, dentro de um processo avaliativo, estabelecido através de sequência didática. Cabe ao professor, ao realizar seu plano de trabalho, estabelecer quais serão os níveis de aprendizagem trabalhados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.