Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A BNCC NO PANORAMA POLÍTICO E EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO: A GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 34: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS, ESPACIALIDADES ESCOLARES
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93984
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 470
    "inscrito_id" => 2268
    "titulo" => "A BNCC NO PANORAMA POLÍTICO E EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO: A GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "A lógica neoliberal cada vez mais vem ocupando novos espaço no mundo contemporâneo. Novas roupagens se apresentam à educação, com suas características cada vez mais pautadas nessa lógica. A produção dos espaços na contemporaneidade é, majoritariamente, pautada pela ótica empresarial produtivista. Ao se tratar de modificações que afetam a dinâmica da sociedade, é necessário destacar o lugar da escola nesse contexto. Essa compreensão se faz pelas facetas conotativas dos discursos do governo à frente do estado brasileiro, proferidas pelo Ministério da Educação em deliberar políticas públicas educacionais. Essa pesquisa, busca analisar a Geografia na BNCC - Anos Finais do Ensino Fundamental, contextualizando politicamente a BNCC no contexto educacional brasileiro e problematizando a operacionalidade das competências e habilidades geográficas. Para desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado os estudos culturais, possibilitaram reorganizar os enunciados da BNCC, no que tange a precarização seguida pelos moldes culturais que hegemonizam populações e unificam saberes e práticas. Foi realizado um levantamento bibliográfico buscando identificar os principais autores e conceitos para problematizar e orientar a pesquisa. Dessa maneira, foi constatado nesse horizonte analítico traçado perante os argumentos e problematizações ligadas as orientações e deliberações (im)postas pela BNCC, foi imprescindível a utilização da análise discursiva foucaultiana para visualizar tais condutas. Dentro das questões políticas, foi necessário entendê-la como objeto resultante de uma política pública que visa a melhoria da educação brasileira. Já no cenário educacional, BNCC é posicionada como força que aloca as modificações resultantes dela própria no contexto das escolas e dos currículos escolares."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 34: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS, ESPACIALIDADES ESCOLARES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2268_TB470_12112023144335.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL JOSÉ DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL NETO"
    "autor_email" => "mano.geo.neto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93984
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 470
    "inscrito_id" => 2268
    "titulo" => "A BNCC NO PANORAMA POLÍTICO E EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO: A GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "A lógica neoliberal cada vez mais vem ocupando novos espaço no mundo contemporâneo. Novas roupagens se apresentam à educação, com suas características cada vez mais pautadas nessa lógica. A produção dos espaços na contemporaneidade é, majoritariamente, pautada pela ótica empresarial produtivista. Ao se tratar de modificações que afetam a dinâmica da sociedade, é necessário destacar o lugar da escola nesse contexto. Essa compreensão se faz pelas facetas conotativas dos discursos do governo à frente do estado brasileiro, proferidas pelo Ministério da Educação em deliberar políticas públicas educacionais. Essa pesquisa, busca analisar a Geografia na BNCC - Anos Finais do Ensino Fundamental, contextualizando politicamente a BNCC no contexto educacional brasileiro e problematizando a operacionalidade das competências e habilidades geográficas. Para desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado os estudos culturais, possibilitaram reorganizar os enunciados da BNCC, no que tange a precarização seguida pelos moldes culturais que hegemonizam populações e unificam saberes e práticas. Foi realizado um levantamento bibliográfico buscando identificar os principais autores e conceitos para problematizar e orientar a pesquisa. Dessa maneira, foi constatado nesse horizonte analítico traçado perante os argumentos e problematizações ligadas as orientações e deliberações (im)postas pela BNCC, foi imprescindível a utilização da análise discursiva foucaultiana para visualizar tais condutas. Dentro das questões políticas, foi necessário entendê-la como objeto resultante de uma política pública que visa a melhoria da educação brasileira. Já no cenário educacional, BNCC é posicionada como força que aloca as modificações resultantes dela própria no contexto das escolas e dos currículos escolares."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 34: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS, ESPACIALIDADES ESCOLARES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2268_TB470_12112023144335.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL JOSÉ DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL NETO"
    "autor_email" => "mano.geo.neto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

A lógica neoliberal cada vez mais vem ocupando novos espaço no mundo contemporâneo. Novas roupagens se apresentam à educação, com suas características cada vez mais pautadas nessa lógica. A produção dos espaços na contemporaneidade é, majoritariamente, pautada pela ótica empresarial produtivista. Ao se tratar de modificações que afetam a dinâmica da sociedade, é necessário destacar o lugar da escola nesse contexto. Essa compreensão se faz pelas facetas conotativas dos discursos do governo à frente do estado brasileiro, proferidas pelo Ministério da Educação em deliberar políticas públicas educacionais. Essa pesquisa, busca analisar a Geografia na BNCC - Anos Finais do Ensino Fundamental, contextualizando politicamente a BNCC no contexto educacional brasileiro e problematizando a operacionalidade das competências e habilidades geográficas. Para desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado os estudos culturais, possibilitaram reorganizar os enunciados da BNCC, no que tange a precarização seguida pelos moldes culturais que hegemonizam populações e unificam saberes e práticas. Foi realizado um levantamento bibliográfico buscando identificar os principais autores e conceitos para problematizar e orientar a pesquisa. Dessa maneira, foi constatado nesse horizonte analítico traçado perante os argumentos e problematizações ligadas as orientações e deliberações (im)postas pela BNCC, foi imprescindível a utilização da análise discursiva foucaultiana para visualizar tais condutas. Dentro das questões políticas, foi necessário entendê-la como objeto resultante de uma política pública que visa a melhoria da educação brasileira. Já no cenário educacional, BNCC é posicionada como força que aloca as modificações resultantes dela própria no contexto das escolas e dos currículos escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.