A escola é formada por vários fatores constituintes e colaboradores, seja da estrutura seja da funcionalidade dessa instituição. O trabalho a seguir faz uma reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a família, com o intuito de reforçar uma aproximação entre família e escola para garantir uma aprendizagem aos alunos mais eficaz. Refletimos sobre a definição e importância da gestão democrática, observando como é esse trabalho diante do processo educacional, identificando seus componentes de acordo com cada grupo que compõe e destacando suas funções. Com base na relevância dessa parceria, buscamos compreender os desafios enfrentados para que essa relação ocorra de forma ativa, e o principal empecilho acontece por conta do distanciamento entre a família e a gestão escolar, essa distância e falta de comunicação em prol da melhoria do ensino-aprendizagem, resulta em muitos prejuízos que precisam ser sanados ou minimizados. As novas tecnologias surgem como forma de aproximar e diminuir essa distância entre esses dois atores do processo de ensinoaprendizagem. Essa pesquisa fundamentou-se nos estudos de Luck (2009), e Libâneo (2004), os quais discutem sobre a importância da participação da família e escola no processo de desenvolvimento escolar dos alunos. Realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico de cunho qualitativo.