EDUCAÇÃO PARA O ENVELHECIMENTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERGERACIONAL EM UMA DISCIPLINA DE BACHARELADO EM GERONTOLOGIA
"2023-12-20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101819 "edicao_id" => 319 "trabalho_id" => 529 "inscrito_id" => 1253 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA O ENVELHECIMENTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERGERACIONAL EM UMA DISCIPLINA DE BACHARELADO EM GERONTOLOGIA" "resumo" => "A educação para o envelhecimento entrou nas pautas das políticas sociais internacionais a partir de problematizações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura sobre a importância da educação de adultos. Com a constituição da Gerontologia, iniciou-se a reflexão sobre as especificidades do envelhecimento associado à aprendizagem ao longo da vida. No Brasil, destacam-se a Política Nacional do Idoso e o Estatuto da Pessoa Idosa como marcos legais importantes desse campo. A disciplina Educação para o Envelhecimento integra o currículo do Bacharelado em Gerontologia de uma universidade pública brasileira e ancora-se na premissa de que o envelhecimento deve ser compreendido por todas as coortes etárias como um processo multidimensional e longitudinal ao ciclo de vida. No semestre 2023.1, realizou-se uma abordagem inovadora: a composição de uma turma intergeracional. Participaram das aulas 35 graduandas(os) em Gerontologia e 15 pessoas idosas, sendo 13 mulheres e 2 homens. Nesse cenário, buscou-se potencializar os efeitos da intergeracionalidade na educação para o envelhecimento, planejando-se todo o conteúdo e atividades visando a formação de vínculos, a abertura de espaços de comunicação e a produção conjunta de significados e ações. Enfatizou-se os processos educativos possíveis entre sujeitos de diferentes gerações, convidando-se a uma reflexão sobre a aprendizagem decorrente do convívio intergeracional. De modo geral, todos os alunos compreenderam a proposta de ensino-aprendizagem e, verbalmente, expressaram impactos positivos em suas visões de mundo, no percurso formativo, na autopercepção e no campo sociorrelacional, decursivos da convivência intergeracional promovida. Considerou-se, portanto, que a dinâmica da disciplina foi bem-sucedida. Sob a perspectiva da intergeracionalidade, percebeu-se a potencialidade das relações entre gerações para a ocorrência de aprendizagem ao longo da vida e, sobretudo, avaliou-se positivamente o convívio intergeracional em sala de aula, como um fator qualitativo importante a ser considerado na formação de bacharéis em Gerontologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 22 - Estudos interdisciplinares sobre envelhecimento" "palavra_chave" => "Educação para o envelhecimento, Relação entre gerações, Pessoa idosa, Graduação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6595537a3f0ed_03012024093050.pdf" "created_at" => "2023-12-15 10:52:27" "updated_at" => "2024-01-03 09:30:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERMANNE PATRICIA NOGUEIRA BEZERRA RODRIGUES MATOS" "autor_nome_curto" => "GERMANNE MATOS" "autor_email" => "germannematos@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-cieh" "edicao_nome" => "Anais do X CIEH" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-20" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101819 "edicao_id" => 319 "trabalho_id" => 529 "inscrito_id" => 1253 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA O ENVELHECIMENTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERGERACIONAL EM UMA DISCIPLINA DE BACHARELADO EM GERONTOLOGIA" "resumo" => "A educação para o envelhecimento entrou nas pautas das políticas sociais internacionais a partir de problematizações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura sobre a importância da educação de adultos. Com a constituição da Gerontologia, iniciou-se a reflexão sobre as especificidades do envelhecimento associado à aprendizagem ao longo da vida. No Brasil, destacam-se a Política Nacional do Idoso e o Estatuto da Pessoa Idosa como marcos legais importantes desse campo. A disciplina Educação para o Envelhecimento integra o currículo do Bacharelado em Gerontologia de uma universidade pública brasileira e ancora-se na premissa de que o envelhecimento deve ser compreendido por todas as coortes etárias como um processo multidimensional e longitudinal ao ciclo de vida. No semestre 2023.1, realizou-se uma abordagem inovadora: a composição de uma turma intergeracional. Participaram das aulas 35 graduandas(os) em Gerontologia e 15 pessoas idosas, sendo 13 mulheres e 2 homens. Nesse cenário, buscou-se potencializar os efeitos da intergeracionalidade na educação para o envelhecimento, planejando-se todo o conteúdo e atividades visando a formação de vínculos, a abertura de espaços de comunicação e a produção conjunta de significados e ações. Enfatizou-se os processos educativos possíveis entre sujeitos de diferentes gerações, convidando-se a uma reflexão sobre a aprendizagem decorrente do convívio intergeracional. De modo geral, todos os alunos compreenderam a proposta de ensino-aprendizagem e, verbalmente, expressaram impactos positivos em suas visões de mundo, no percurso formativo, na autopercepção e no campo sociorrelacional, decursivos da convivência intergeracional promovida. Considerou-se, portanto, que a dinâmica da disciplina foi bem-sucedida. Sob a perspectiva da intergeracionalidade, percebeu-se a potencialidade das relações entre gerações para a ocorrência de aprendizagem ao longo da vida e, sobretudo, avaliou-se positivamente o convívio intergeracional em sala de aula, como um fator qualitativo importante a ser considerado na formação de bacharéis em Gerontologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 22 - Estudos interdisciplinares sobre envelhecimento" "palavra_chave" => "Educação para o envelhecimento, Relação entre gerações, Pessoa idosa, Graduação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6595537a3f0ed_03012024093050.pdf" "created_at" => "2023-12-15 10:52:27" "updated_at" => "2024-01-03 09:30:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERMANNE PATRICIA NOGUEIRA BEZERRA RODRIGUES MATOS" "autor_nome_curto" => "GERMANNE MATOS" "autor_email" => "germannematos@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-cieh" "edicao_nome" => "Anais do X CIEH" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-20" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }