Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

ACME: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS EM LARGA ESCALA

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102493
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 96
    "titulo" => "ACME: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS EM LARGA ESCALA"
    "resumo" => "O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pode agregar valor ao processo de avaliação da aprendizagem. Os cursos digitais e massivos (MOOC), constituídos por diferentes suportes e materiais, colaborativos e rapidamente mutável, podem ser beneficiados por uma proposta avaliativa qualitativa da aprendizagem dos estudantes por meio de Mapas Conceituais. Este artigo apresenta um programa de computador, denominado ACME (Automatic Concept Map Evaluation). O ACME foi desenvolvido na linguagem Python e seguiu um algoritmo capaz de produzir oito parâmetros, obtidos de forma automática, a partir de Mapas Conceituais construídos no programa CMap Tools. Com esses parâmetros é possível construir vários modelos de avaliação, tanto quantitativos como qualitativos, cabendo ao professor escolher como fará uso desses parâmetros de acordo com seu objetivo pedagógico."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV194_MD1_ID96_TB85_17102023163359.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLO RAMALHO DE MELLO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLO MELLO"
    "autor_email" => "cello.mello.recife@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102493
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 96
    "titulo" => "ACME: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS EM LARGA ESCALA"
    "resumo" => "O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pode agregar valor ao processo de avaliação da aprendizagem. Os cursos digitais e massivos (MOOC), constituídos por diferentes suportes e materiais, colaborativos e rapidamente mutável, podem ser beneficiados por uma proposta avaliativa qualitativa da aprendizagem dos estudantes por meio de Mapas Conceituais. Este artigo apresenta um programa de computador, denominado ACME (Automatic Concept Map Evaluation). O ACME foi desenvolvido na linguagem Python e seguiu um algoritmo capaz de produzir oito parâmetros, obtidos de forma automática, a partir de Mapas Conceituais construídos no programa CMap Tools. Com esses parâmetros é possível construir vários modelos de avaliação, tanto quantitativos como qualitativos, cabendo ao professor escolher como fará uso desses parâmetros de acordo com seu objetivo pedagógico."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV194_MD1_ID96_TB85_17102023163359.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLO RAMALHO DE MELLO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLO MELLO"
    "autor_email" => "cello.mello.recife@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pode agregar valor ao processo de avaliação da aprendizagem. Os cursos digitais e massivos (MOOC), constituídos por diferentes suportes e materiais, colaborativos e rapidamente mutável, podem ser beneficiados por uma proposta avaliativa qualitativa da aprendizagem dos estudantes por meio de Mapas Conceituais. Este artigo apresenta um programa de computador, denominado ACME (Automatic Concept Map Evaluation). O ACME foi desenvolvido na linguagem Python e seguiu um algoritmo capaz de produzir oito parâmetros, obtidos de forma automática, a partir de Mapas Conceituais construídos no programa CMap Tools. Com esses parâmetros é possível construir vários modelos de avaliação, tanto quantitativos como qualitativos, cabendo ao professor escolher como fará uso desses parâmetros de acordo com seu objetivo pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.