PERCEPÇÕES E DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA NO ATUAL CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO BRASILEIRO
"2024-01-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102564 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 371 "titulo" => "PERCEPÇÕES E DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA NO ATUAL CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO BRASILEIRO" "resumo" => "Mesmo de modo não obrigatório, atualmente a sociologia ainda integra o currículo escolar brasileiro como disciplina do Ensino Médio, e luta pela sua “classificação” como saber legítimo (BOURDIEU, 2011). Além disso, o recente avanço de ideais extremistas de direita, que renegam as ciências humanas e sua cientificidade, incrementou um cenário de disputas em torno dos conteúdos que a sociologia aborda nas escolas brasileiras. Nesta ofensiva, este trabalho busca refletir sobre os desafios e as possibilidades de ensinar e aprender sociologia em face ao contexto sociopolítico brasileiro recente, e de materialização da Reforma do Ensino médio e seus desdobramentos nas escolas cearenses. O referencial teórico aponta para autores das ciências humanas que debatem a influência da ideologia conservadora na educação e defendem a sociologia como saber científico e disciplina escolar. A reflexão é guiada por uma via de mão dupla, a saber: a) a percepção de estudantes sobre o ensino de sociologia a partir os dados coletados em questionários aplicados em seis escolas de Fortaleza; b) a percepção de professores de sociologia que atuam na rede estadual do Ceará, tendo como fio condutor relatos de suas experiências docentes e a ênfase nas práticas cotidianas escolares, evidenciando a importância da sociologia como saber problematizador das relações entre os agentes deste cenário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O ENSINO DA SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID371_TB275_30062023210726.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ROSANIA FERREIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNIA" "autor_email" => "zanalmeida86@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 102564 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 371 "titulo" => "PERCEPÇÕES E DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA NO ATUAL CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO BRASILEIRO" "resumo" => "Mesmo de modo não obrigatório, atualmente a sociologia ainda integra o currículo escolar brasileiro como disciplina do Ensino Médio, e luta pela sua “classificação” como saber legítimo (BOURDIEU, 2011). Além disso, o recente avanço de ideais extremistas de direita, que renegam as ciências humanas e sua cientificidade, incrementou um cenário de disputas em torno dos conteúdos que a sociologia aborda nas escolas brasileiras. Nesta ofensiva, este trabalho busca refletir sobre os desafios e as possibilidades de ensinar e aprender sociologia em face ao contexto sociopolítico brasileiro recente, e de materialização da Reforma do Ensino médio e seus desdobramentos nas escolas cearenses. O referencial teórico aponta para autores das ciências humanas que debatem a influência da ideologia conservadora na educação e defendem a sociologia como saber científico e disciplina escolar. A reflexão é guiada por uma via de mão dupla, a saber: a) a percepção de estudantes sobre o ensino de sociologia a partir os dados coletados em questionários aplicados em seis escolas de Fortaleza; b) a percepção de professores de sociologia que atuam na rede estadual do Ceará, tendo como fio condutor relatos de suas experiências docentes e a ênfase nas práticas cotidianas escolares, evidenciando a importância da sociologia como saber problematizador das relações entre os agentes deste cenário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14: O ENSINO DA SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID371_TB275_30062023210726.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ROSANIA FERREIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNIA" "autor_email" => "zanalmeida86@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROSÂNGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANGÉLICA LYRA DE ARAÚJO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAMÁS GÉMES (UVA)<br />\r\n CÍCERO MUNIZ BRITO (IFSertãoPE/UnB)<br />\r\n ARISTÓTELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MAÇAIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJÓ (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n LÍGIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROGÉRIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARAÚJO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GONÇALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROGÉRIO MENDES DE LIMA (Colégio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDONÇA PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MARÍLIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n ÂNGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VALÉRIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n ÉBERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VITÓRIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n MÁRCIO KLÉBER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROSÂNGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANGÉLICA LYRA DE ARAÚJO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAMÁS GÉMES (UVA)<br />\r\n CÍCERO MUNIZ BRITO (IFSertãoPE/UnB)<br />\r\n ARISTÓTELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MAÇAIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJÓ (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n LÍGIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROGÉRIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARAÚJO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GONÇALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROGÉRIO MENDES DE LIMA (Colégio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDONÇA PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MARÍLIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n ÂNGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VALÉRIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n ÉBERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VITÓRIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n MÁRCIO KLÉBER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }