Artigo CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-86-1

COMO A LITERATURA DE CORDEL PODE AJUDAR NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM NUMA TURMA DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2024-01-24 12:03:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105930
    "edicao_id" => 328
    "trabalho_id" => 7897
    "inscrito_id" => 20581
    "titulo" => "COMO A LITERATURA DE CORDEL PODE AJUDAR NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM NUMA TURMA DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho surgiu de uma inquietação durante as aulas de Língua Portuguesa sobre a aprendizagem de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental. Alguns destes estudantes apresentavam dificuldade na sua oralidade, bem como na escrita de textos, em especial, textos com rimas. Aproveitando que se aproximava o mês de agosto, surgiu a ideia de trabalhar a temática “Lendas Folclóricas” através da Literatura de Cordel. Para que os mesmos conhecessem o que era a Literatura de Cordel e também praticar a escrita e oralidade desta turma. Partindo desta inquietação elencamos os seguintes objetivos a serem desenvolvidos: Trabalhar a oralidade dos alunos; planejar e produzir textos poéticos; permitir a interdisciplinaridade entre as áreas Língua Portuguesa, História, Geografia para trabalhar a recomposição de aprendizagem. Elaboramos uma sequência didática que foi realizada durante três semanas do mês de agosto de 2022 numa Escola Pública da Rede do Munícipio Ipojuca, com uma turma de 21 alunos cursando 5° ano (10-11 anos de idade) do Ensino Fundamental. Percebemos que umas das grandes dificuldades encontradas pelos estudantes foram escrever rimas para a propostas da conexão de contar estas lendas nos textos versificados, desenvolvendo as seguintes habilidades de Língua Portuguesa: EF35LP26PE-IP; EF35LP27PE-IP; EF35LP28PE-IP. Entretanto ao final, o resultado deste trabalho, brotaram cordéis belíssimos com as diversas lendas existente no nosso Folclore Brasileiro (Vitória Régia, Boitatá, Iara, Saci, Curupira). Vale destacar, que é preciso, que os professores proporcionem situações prazerosas, com o intuito de que os estudantes consigam pelo menos minimizar um pouco das aprendizagens prejudicadas no período pandêmico e que possam acreditar ser possíveis fazer algo por estes estudantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20581_TB7897_11082023212820.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:42:53"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA"
    "autor_email" => "fabiolaoliveira2007@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105930
    "edicao_id" => 328
    "trabalho_id" => 7897
    "inscrito_id" => 20581
    "titulo" => "COMO A LITERATURA DE CORDEL PODE AJUDAR NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM NUMA TURMA DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho surgiu de uma inquietação durante as aulas de Língua Portuguesa sobre a aprendizagem de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental. Alguns destes estudantes apresentavam dificuldade na sua oralidade, bem como na escrita de textos, em especial, textos com rimas. Aproveitando que se aproximava o mês de agosto, surgiu a ideia de trabalhar a temática “Lendas Folclóricas” através da Literatura de Cordel. Para que os mesmos conhecessem o que era a Literatura de Cordel e também praticar a escrita e oralidade desta turma. Partindo desta inquietação elencamos os seguintes objetivos a serem desenvolvidos: Trabalhar a oralidade dos alunos; planejar e produzir textos poéticos; permitir a interdisciplinaridade entre as áreas Língua Portuguesa, História, Geografia para trabalhar a recomposição de aprendizagem. Elaboramos uma sequência didática que foi realizada durante três semanas do mês de agosto de 2022 numa Escola Pública da Rede do Munícipio Ipojuca, com uma turma de 21 alunos cursando 5° ano (10-11 anos de idade) do Ensino Fundamental. Percebemos que umas das grandes dificuldades encontradas pelos estudantes foram escrever rimas para a propostas da conexão de contar estas lendas nos textos versificados, desenvolvendo as seguintes habilidades de Língua Portuguesa: EF35LP26PE-IP; EF35LP27PE-IP; EF35LP28PE-IP. Entretanto ao final, o resultado deste trabalho, brotaram cordéis belíssimos com as diversas lendas existente no nosso Folclore Brasileiro (Vitória Régia, Boitatá, Iara, Saci, Curupira). Vale destacar, que é preciso, que os professores proporcionem situações prazerosas, com o intuito de que os estudantes consigam pelo menos minimizar um pouco das aprendizagens prejudicadas no período pandêmico e que possam acreditar ser possíveis fazer algo por estes estudantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20581_TB7897_11082023212820.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:42:53"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA"
    "autor_email" => "fabiolaoliveira2007@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 328
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
        "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 328
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
        "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 204
                "edicao_id" => 328
                "codigo" => "978-85-61702-86-1"
                "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n
                  CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CARMEM SANTANA SANTA BR&Iacute;GIDA GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JANY &Eacute;RIC QUEIR&Oacute;S FERREIRA (UFRA)<br />\r\n
                  JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n
                  LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO RAMOS LINDEMEYER &nbsp;<br />\r\n
                  REGIS JOS&Eacute; DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA &nbsp;(FATEC)<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL &nbsp;(UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 204
                "edicao_id" => 328
                "codigo" => "978-85-61702-86-1"
                "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n
                  CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CARMEM SANTANA SANTA BR&Iacute;GIDA GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JANY &Eacute;RIC QUEIR&Oacute;S FERREIRA (UFRA)<br />\r\n
                  JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n
                  LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO RAMOS LINDEMEYER &nbsp;<br />\r\n
                  REGIS JOS&Eacute; DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA &nbsp;(FATEC)<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL &nbsp;(UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho surgiu de uma inquietação durante as aulas de Língua Portuguesa sobre a aprendizagem de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental. Alguns destes estudantes apresentavam dificuldade na sua oralidade, bem como na escrita de textos, em especial, textos com rimas. Aproveitando que se aproximava o mês de agosto, surgiu a ideia de trabalhar a temática “Lendas Folclóricas” através da Literatura de Cordel. Para que os mesmos conhecessem o que era a Literatura de Cordel e também praticar a escrita e oralidade desta turma. Partindo desta inquietação elencamos os seguintes objetivos a serem desenvolvidos: Trabalhar a oralidade dos alunos; planejar e produzir textos poéticos; permitir a interdisciplinaridade entre as áreas Língua Portuguesa, História, Geografia para trabalhar a recomposição de aprendizagem. Elaboramos uma sequência didática que foi realizada durante três semanas do mês de agosto de 2022 numa Escola Pública da Rede do Munícipio Ipojuca, com uma turma de 21 alunos cursando 5° ano (10-11 anos de idade) do Ensino Fundamental. Percebemos que umas das grandes dificuldades encontradas pelos estudantes foram escrever rimas para a propostas da conexão de contar estas lendas nos textos versificados, desenvolvendo as seguintes habilidades de Língua Portuguesa: EF35LP26PE-IP; EF35LP27PE-IP; EF35LP28PE-IP. Entretanto ao final, o resultado deste trabalho, brotaram cordéis belíssimos com as diversas lendas existente no nosso Folclore Brasileiro (Vitória Régia, Boitatá, Iara, Saci, Curupira). Vale destacar, que é preciso, que os professores proporcionem situações prazerosas, com o intuito de que os estudantes consigam pelo menos minimizar um pouco das aprendizagens prejudicadas no período pandêmico e que possam acreditar ser possíveis fazer algo por estes estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.