O ingresso do estudante na academia representa um momento de modificações na sua vida, com suas expectativas e sonhos, o que de certo modo, tende a gerar inseguranças e até mesmo novas posturas. Diante do exposto, essa pesquisa teve como principal objetivo entrevistar estudantes do curso de Licenciatura em Química (LQ) do turno manhã, inseridos no primeiro e no último período da graduação acerca das expectativas em relação ao ingresso e ao término do curso bem como entender as suas expectativas futuras. O estudo encontra-se ancorado em teóricos como: Moreira (2011); Tardif (2007); Sampaio e Cardoso (2011), dentre outros. Trata-se de um estudo qualitativo com ênfase em um estudo de caso. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram dezoito alunos do curso de LQ pertencentes a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campos I, sendo nove do primeiro período e oito do último período. O instrumento de coleta de dados partiu da realização de entrevistas com os estudantes, bem como da aplicação de um questionário composto por quatro perguntas objetivas, envolvendo a opinião dos estudantes acerca do curso e expectativas para o mercado de trabalho. Diante disso, a análise dos dados, foi realizada a partir de transcrições fieis das entrevistas, bem como, da investigação das respostas oferecidas aos questionários. Os resultados obtidos demonstraram que nove estudantes estavam ansiosos para a finalização do curso, para que assim, pudessem ingressar no mercado de trabalho e mudar a sua realidade, seis estudantes mostraram estarem com muitas expectativas em relação aos próximos períodos, visando conseguir se inserir em projetos de pesquisa e extensão, e por fim, três discentes, iniciantes da graduação em LQ demostraram o desejo de migrar para outras graduações haja vista que não estavam se identificando com o curso atual.