O desenvolvimento profissional docente pode ser compreendido enquanto processo amplo, no qual se abarcam processos constitutivos da trajetória de vida de um professor, não podendo ser visto de forma dissociável da formação continuada de professores. A pós-graduação stricto sensu, por sua vez, refere-se aos cursos de mestrado e doutorado e visam o desenvolvimento da produção intelectual comprometida com o avanço do conhecimento e de suas interfaces sociais, contribuindo com a formação de professores. O respectivo trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de desenvolvimento profissional docente, a partir dos estudos de formosinho (2009, 2014) e as relações possíveis com a formação continuada de professores ofertada por meio da pós-graduação stricto sensu. Nesse sentido, a discussão está permeada pelas seguintes questões: Quais as relações possíveis entre desenvolvimento profissional docente e a formação continuada de professores? A pós-graduação stricto sensu favorece o desenvolvimento profissional docente? Dessa forma, a partir dos resultados desta discussão, torna-se possível afirmar que a pós-graduação stricto sensu contribui para o desenvolvimento profissional docente, por se caracterizar enquanto modelo de desenvolvimento profissional autônomo, relacionando-se também a uma investigação para a ação docente, de maneira que se contemple aspectos da dimensão pessoal e profissional neste espaço de formação continuada de professores.