A MONITORIA NO MÉTODO DA SOCIOLOGIA EM ATO E AUTÔNOMA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E GUERREIRO RAMOS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120420 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 26 "inscrito_id" => 271 "titulo" => "A MONITORIA NO MÉTODO DA SOCIOLOGIA EM ATO E AUTÔNOMA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E GUERREIRO RAMOS" "resumo" => "A atividade foi desenvolvida enquanto bolsista de ensino nas aulas ministradas pelo professor Ricardo Gonçalves Severo nos cursos de Pedagogia, Artes e Ciências Sociais Licenciatura, no primeiro semestre de 2024. A proposta busca aplicar a aprendizagem baseada em problemas (ABP) à Sociologia, utilizando como referencial teórico o sociólogo brasileiro Guerreiro Ramos e o pedagogo Paulo Freire, consistindo a atividade em estimular uma formação autônoma dos discentes, em desenvolver um exercício de pesquisa utilizando a bibliografia que melhor se encaixem nas temáticas propostas, utilizando a prática como elemento orientador do estudo e objetivo da unidade curricular, deixando de lado o modelo de aulas expositivas e desvinculado de uma educação bancária. Foi notado, de início, um estranhamento momentâneo por parte de certos discentes a esse método de aula, gerando dúvidas e certas insegurança por se tratar de uma experiência metodológica que eles não estavam acostumados. Entretanto essas dificuldades logo foram sanadas graças ao trabalho de monitoria e do professor em sala de aula, por conta desse apoio que foi possível notar ao longo do processo, um resultado muito positivo por parte dos(as) discentes. Ficou visível o quanto os grupos se empenharam em compreender as temáticas propostas, e em desenvolver um trabalho de campo e resoluções de bibliográficas bem relacionado ao problema apresentado." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID271_TB26_10022025235647.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS ROCHA LOPES" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.rocha.lopes7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120420 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 26 "inscrito_id" => 271 "titulo" => "A MONITORIA NO MÉTODO DA SOCIOLOGIA EM ATO E AUTÔNOMA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E GUERREIRO RAMOS" "resumo" => "A atividade foi desenvolvida enquanto bolsista de ensino nas aulas ministradas pelo professor Ricardo Gonçalves Severo nos cursos de Pedagogia, Artes e Ciências Sociais Licenciatura, no primeiro semestre de 2024. A proposta busca aplicar a aprendizagem baseada em problemas (ABP) à Sociologia, utilizando como referencial teórico o sociólogo brasileiro Guerreiro Ramos e o pedagogo Paulo Freire, consistindo a atividade em estimular uma formação autônoma dos discentes, em desenvolver um exercício de pesquisa utilizando a bibliografia que melhor se encaixem nas temáticas propostas, utilizando a prática como elemento orientador do estudo e objetivo da unidade curricular, deixando de lado o modelo de aulas expositivas e desvinculado de uma educação bancária. Foi notado, de início, um estranhamento momentâneo por parte de certos discentes a esse método de aula, gerando dúvidas e certas insegurança por se tratar de uma experiência metodológica que eles não estavam acostumados. Entretanto essas dificuldades logo foram sanadas graças ao trabalho de monitoria e do professor em sala de aula, por conta desse apoio que foi possível notar ao longo do processo, um resultado muito positivo por parte dos(as) discentes. Ficou visível o quanto os grupos se empenharam em compreender as temáticas propostas, e em desenvolver um trabalho de campo e resoluções de bibliográficas bem relacionado ao problema apresentado." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID271_TB26_10022025235647.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS ROCHA LOPES" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.rocha.lopes7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }