AS REDES SOCIAIS COMO ALIADAS NO ESTUDO DA MATEMÁTICA: AÇÕES REALIZADAS NO PIBID (2024)
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120435 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 494 "titulo" => "AS REDES SOCIAIS COMO ALIADAS NO ESTUDO DA MATEMÁTICA: AÇÕES REALIZADAS NO PIBID (2024)" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar o planejamento de ações alinhadas às preferências por atividades culturais de estudantes. Para essa ação, o contexto foi uma escola estadual de um município do interior do Rio Grande do Sul (RS), de Ensino Médio, a partir do qual, houve a participação de 106 estudantes. Para a coleta de dados optou-se pelo formulário via Google forms, no qual foi explorada a temática sobre a diversidade cultural. Essa justificativa advém das ações previstas pela participação de dois bolsistas junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, 2024). Enquanto professores em formação, estes bolsistas estão sendo orientados a seguirem os conceitos necessários para que compreendam as necessidades próprias de seu Desenvolvimento Profissional. Quanto aos resultados, da coleta de dados, verificou-se que há indicativos de que, a internet e as redes sociais (Instagram, TikTok e WhatsApp), ao lado de filmes, séries e jogos eletrônicos, são as principais fontes de entretenimento dos estudantes participantes da investigação. Aliado a isso, foi possível constatar, que embora exista o interesse por culturas diferentes, a maioria dos estudantes não participa de atividades culturais presenciais. O uso do celular e a socialização com amigos são as principais atividades fora do ambiente escolar, enquanto eventos como shows musicais e oficinas artísticas figuram entre os mais desejados na escola. Diante destes resultados, bolsistas do PIBID (futuros professores) tiveram que elaborar estratégias pedagógicas para que as redes sociais possam ser aliadas no estudo de conteúdos matemáticos. Nesse sentido, essas estratégias contribuem para a formação docente, de modo que colaboraram com a revisão de conceitos matemáticos, na utilização de metodologias ativas e na importância de reconhecer a realidade do estudante da educação básica. Esses procedimentos representam uma contribuição para a área educacional que se insere num ambiente onde os usos das redes sociais têm sido predominantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID494_TB48_25022025180509.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIO CÉSAR MONTEIRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JÚLIO" "autor_email" => "julio.oliveira@caxias.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120435 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 494 "titulo" => "AS REDES SOCIAIS COMO ALIADAS NO ESTUDO DA MATEMÁTICA: AÇÕES REALIZADAS NO PIBID (2024)" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar o planejamento de ações alinhadas às preferências por atividades culturais de estudantes. Para essa ação, o contexto foi uma escola estadual de um município do interior do Rio Grande do Sul (RS), de Ensino Médio, a partir do qual, houve a participação de 106 estudantes. Para a coleta de dados optou-se pelo formulário via Google forms, no qual foi explorada a temática sobre a diversidade cultural. Essa justificativa advém das ações previstas pela participação de dois bolsistas junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, 2024). Enquanto professores em formação, estes bolsistas estão sendo orientados a seguirem os conceitos necessários para que compreendam as necessidades próprias de seu Desenvolvimento Profissional. Quanto aos resultados, da coleta de dados, verificou-se que há indicativos de que, a internet e as redes sociais (Instagram, TikTok e WhatsApp), ao lado de filmes, séries e jogos eletrônicos, são as principais fontes de entretenimento dos estudantes participantes da investigação. Aliado a isso, foi possível constatar, que embora exista o interesse por culturas diferentes, a maioria dos estudantes não participa de atividades culturais presenciais. O uso do celular e a socialização com amigos são as principais atividades fora do ambiente escolar, enquanto eventos como shows musicais e oficinas artísticas figuram entre os mais desejados na escola. Diante destes resultados, bolsistas do PIBID (futuros professores) tiveram que elaborar estratégias pedagógicas para que as redes sociais possam ser aliadas no estudo de conteúdos matemáticos. Nesse sentido, essas estratégias contribuem para a formação docente, de modo que colaboraram com a revisão de conceitos matemáticos, na utilização de metodologias ativas e na importância de reconhecer a realidade do estudante da educação básica. Esses procedimentos representam uma contribuição para a área educacional que se insere num ambiente onde os usos das redes sociais têm sido predominantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID494_TB48_25022025180509.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIO CÉSAR MONTEIRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JÚLIO" "autor_email" => "julio.oliveira@caxias.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }