MANCALA: FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120449 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "MANCALA: FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este resumo relata a experiência de introdução do jogo milenar Mancala em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Ensino Fundamental, do município de Caçapava do Sul, RS, por aluno da licenciatura, como parte de uma atividade de extensão curricular do componente curricular Etnociências. A atividade, no formato de oficina, teve como objetivos ensinar as regras e estratégias básicas do jogo, desenvolver habilidades relacionadas ao pensamento matemático e à sustentabilidade. Utilizando tabuleiros confeccionados com materiais recicláveis, a metodologia adotada incluiu apresentações teóricas e atividades práticas que destacaram a importância do Mancala na história e cultura africana e promoveram a sustentabilidade e a interação social. O referencial teórico fundamenta-se na integração entre educação, etnociência e jogos tradicionais como ferramentas pedagógicas. Autores como Costa (2010), Fraga et al. (2004) e Souza et al. (2020) sustentam a relevância do uso de jogos para promover mudanças conceituais e desenvolver habilidades cognitivas. Os resultados mostraram uma maior integração entre conhecimento tradicional e científico por parte dos alunos, que sugeriram que o jogo fosse divulgado entre outras turmas da escola. Conclui-se que oficinas que promovem a interação entre ciência e tradição desempenham um importante papel na formação cognitiva e social dos participantes, pois contribuem para a valorização de conhecimentos tradicionais." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID212_TB67_09032025215734.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OILSON RICARDO GOMES ALVARES" "autor_nome_curto" => "OILSON" "autor_email" => "oilsonalvares.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120449 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "MANCALA: FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este resumo relata a experiência de introdução do jogo milenar Mancala em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Ensino Fundamental, do município de Caçapava do Sul, RS, por aluno da licenciatura, como parte de uma atividade de extensão curricular do componente curricular Etnociências. A atividade, no formato de oficina, teve como objetivos ensinar as regras e estratégias básicas do jogo, desenvolver habilidades relacionadas ao pensamento matemático e à sustentabilidade. Utilizando tabuleiros confeccionados com materiais recicláveis, a metodologia adotada incluiu apresentações teóricas e atividades práticas que destacaram a importância do Mancala na história e cultura africana e promoveram a sustentabilidade e a interação social. O referencial teórico fundamenta-se na integração entre educação, etnociência e jogos tradicionais como ferramentas pedagógicas. Autores como Costa (2010), Fraga et al. (2004) e Souza et al. (2020) sustentam a relevância do uso de jogos para promover mudanças conceituais e desenvolver habilidades cognitivas. Os resultados mostraram uma maior integração entre conhecimento tradicional e científico por parte dos alunos, que sugeriram que o jogo fosse divulgado entre outras turmas da escola. Conclui-se que oficinas que promovem a interação entre ciência e tradição desempenham um importante papel na formação cognitiva e social dos participantes, pois contribuem para a valorização de conhecimentos tradicionais." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID212_TB67_09032025215734.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OILSON RICARDO GOMES ALVARES" "autor_nome_curto" => "OILSON" "autor_email" => "oilsonalvares.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }