Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

UMA ANÁLISE TEMPORAL DO TEMA ZOOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS: DA HISTÓRIA NATURAL ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA DA BNCC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120484
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "UMA ANÁLISE TEMPORAL DO TEMA ZOOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS: DA HISTÓRIA NATURAL ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA DA BNCC"
    "resumo" => "Os livros didáticos são recursos fundamentais na educação básica, frequentemente representando os únicos materiais disponíveis nas escolas. Esses textos refletem relações de poder e visões de mundo que moldam a aprendizagem dos alunos. Neste estudo, analisamos a atualização dos conteúdos de zoologia em livros didáticos de História Natural (década de 1920), Ciências (2013) e Ciências da Natureza (2018 e 2019). A partir dessa pesquisa histórica, buscamos identificar mudanças e continuidades nas abordagens pedagógicas, evitando juízos de valor e anacronismos. Reconhecemos que cada livro é moldado por seu contexto histórico e social, e a forma como entendemos a zoologia hoje é fruto do nosso tempo. Com a efetivação da Base Nacional Comum Curricular em 2017, o ensino de Ciências foi direcionado a implementar uma abordagem que privilegia competências e habilidades. A BNCC enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que possibilitem uma visão englobada e contextualizada dos conteúdos e isso ressoa diretamente na forma como os conteúdos de Ciências são apresentados nos livros didáticos. Constatamos que os conteúdos de zoologia nos livros analisados estão quase exclusivamente ancorados na taxonomia do reino animal. Essa ênfase pode limitar a compreensão dos animais a nomenclaturas e classificações, o que negligencia suas interações ambientais e perspectivas éticas e sociais. Concluímos que é essencial adotar uma abordagem que promova uma compreensão mais ampla sobre a zoologia, refletindo o que consideramos relevante para potencializar o ensino e a compreensão e relação dos alunos com os demais animais e o ambiente que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID575_TB118_10032025000858.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VITOR SOARES DE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR"
    "autor_email" => "jvvsoares@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120484
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "UMA ANÁLISE TEMPORAL DO TEMA ZOOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS: DA HISTÓRIA NATURAL ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA DA BNCC"
    "resumo" => "Os livros didáticos são recursos fundamentais na educação básica, frequentemente representando os únicos materiais disponíveis nas escolas. Esses textos refletem relações de poder e visões de mundo que moldam a aprendizagem dos alunos. Neste estudo, analisamos a atualização dos conteúdos de zoologia em livros didáticos de História Natural (década de 1920), Ciências (2013) e Ciências da Natureza (2018 e 2019). A partir dessa pesquisa histórica, buscamos identificar mudanças e continuidades nas abordagens pedagógicas, evitando juízos de valor e anacronismos. Reconhecemos que cada livro é moldado por seu contexto histórico e social, e a forma como entendemos a zoologia hoje é fruto do nosso tempo. Com a efetivação da Base Nacional Comum Curricular em 2017, o ensino de Ciências foi direcionado a implementar uma abordagem que privilegia competências e habilidades. A BNCC enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que possibilitem uma visão englobada e contextualizada dos conteúdos e isso ressoa diretamente na forma como os conteúdos de Ciências são apresentados nos livros didáticos. Constatamos que os conteúdos de zoologia nos livros analisados estão quase exclusivamente ancorados na taxonomia do reino animal. Essa ênfase pode limitar a compreensão dos animais a nomenclaturas e classificações, o que negligencia suas interações ambientais e perspectivas éticas e sociais. Concluímos que é essencial adotar uma abordagem que promova uma compreensão mais ampla sobre a zoologia, refletindo o que consideramos relevante para potencializar o ensino e a compreensão e relação dos alunos com os demais animais e o ambiente que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID575_TB118_10032025000858.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VITOR SOARES DE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR"
    "autor_email" => "jvvsoares@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Os livros didáticos são recursos fundamentais na educação básica, frequentemente representando os únicos materiais disponíveis nas escolas. Esses textos refletem relações de poder e visões de mundo que moldam a aprendizagem dos alunos. Neste estudo, analisamos a atualização dos conteúdos de zoologia em livros didáticos de História Natural (década de 1920), Ciências (2013) e Ciências da Natureza (2018 e 2019). A partir dessa pesquisa histórica, buscamos identificar mudanças e continuidades nas abordagens pedagógicas, evitando juízos de valor e anacronismos. Reconhecemos que cada livro é moldado por seu contexto histórico e social, e a forma como entendemos a zoologia hoje é fruto do nosso tempo. Com a efetivação da Base Nacional Comum Curricular em 2017, o ensino de Ciências foi direcionado a implementar uma abordagem que privilegia competências e habilidades. A BNCC enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que possibilitem uma visão englobada e contextualizada dos conteúdos e isso ressoa diretamente na forma como os conteúdos de Ciências são apresentados nos livros didáticos. Constatamos que os conteúdos de zoologia nos livros analisados estão quase exclusivamente ancorados na taxonomia do reino animal. Essa ênfase pode limitar a compreensão dos animais a nomenclaturas e classificações, o que negligencia suas interações ambientais e perspectivas éticas e sociais. Concluímos que é essencial adotar uma abordagem que promova uma compreensão mais ampla sobre a zoologia, refletindo o que consideramos relevante para potencializar o ensino e a compreensão e relação dos alunos com os demais animais e o ambiente que estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.