Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA: A EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA NO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120504
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 47
    "titulo" => "ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA: A EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA NO PIBID"
    "resumo" => "Este relato de experiência foi produzido por licenciandos em Química, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira e reflete um exercício pedagógico-formativo, por meio do qual houve o estímulo à práticas de ensino investigativo e contextualizado utilizando como abordagem o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Assim, tomando o tema “Combustíveis e Energia", ocorreu o processo de fundamentação, planejamento e elaboração de uma oficina pedagógica destinada a estudantes da 2ª série do Ensino Médio em uma das escola-campo do programa no ano de 2024. Ressaltamos que o percurso trilhado promoveu a postura crítica e reflexiva nos pibidianos, incentivando-os a questionar e compreender o papel da ciência no mundo atual e a importância da conexão entre a Química e o mundo. Como futuros docentes, tivemos a oportunidade de planejar e refletir sobre atividades pedagógicas que reforçam a importância de um ensino ativo e contextualizado, elementos este que são essenciais para a formação de alunos da Educação Básica. Diante disso, a experiência proporcionada por essa oficina, no âmbito do PIBID, reforça a importância dos recursos didáticos e estratégias para a melhoria do ensino e da aprendizagem em Química. Além disso, no que concerne ao movimento CTSA, o processo de criação e organização da oficina, reafirma o papel da Educação no alcance do desenvolvimento sustentável e na promoção de uma sociedade mais consciente e comprometida com as questões ambientais, na qual a Química é presente e necessária. Por fim, as vivências promovidas a partir desta atividade no PIBID contribuiu para o aperfeiçoamento da nossa formação como futuros docentes, proporcionando uma compreensão mais ampla da prática pedagógica e da importância de um ensino de Química que se conecte com as demandas da sociedade contemporânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID47_TB150_23022025131516.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON MARCELINO  PIROPO"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON"
    "autor_email" => "wellington.piropo2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120504
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 47
    "titulo" => "ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA: A EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA NO PIBID"
    "resumo" => "Este relato de experiência foi produzido por licenciandos em Química, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira e reflete um exercício pedagógico-formativo, por meio do qual houve o estímulo à práticas de ensino investigativo e contextualizado utilizando como abordagem o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Assim, tomando o tema “Combustíveis e Energia", ocorreu o processo de fundamentação, planejamento e elaboração de uma oficina pedagógica destinada a estudantes da 2ª série do Ensino Médio em uma das escola-campo do programa no ano de 2024. Ressaltamos que o percurso trilhado promoveu a postura crítica e reflexiva nos pibidianos, incentivando-os a questionar e compreender o papel da ciência no mundo atual e a importância da conexão entre a Química e o mundo. Como futuros docentes, tivemos a oportunidade de planejar e refletir sobre atividades pedagógicas que reforçam a importância de um ensino ativo e contextualizado, elementos este que são essenciais para a formação de alunos da Educação Básica. Diante disso, a experiência proporcionada por essa oficina, no âmbito do PIBID, reforça a importância dos recursos didáticos e estratégias para a melhoria do ensino e da aprendizagem em Química. Além disso, no que concerne ao movimento CTSA, o processo de criação e organização da oficina, reafirma o papel da Educação no alcance do desenvolvimento sustentável e na promoção de uma sociedade mais consciente e comprometida com as questões ambientais, na qual a Química é presente e necessária. Por fim, as vivências promovidas a partir desta atividade no PIBID contribuiu para o aperfeiçoamento da nossa formação como futuros docentes, proporcionando uma compreensão mais ampla da prática pedagógica e da importância de um ensino de Química que se conecte com as demandas da sociedade contemporânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID47_TB150_23022025131516.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON MARCELINO  PIROPO"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON"
    "autor_email" => "wellington.piropo2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este relato de experiência foi produzido por licenciandos em Química, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira e reflete um exercício pedagógico-formativo, por meio do qual houve o estímulo à práticas de ensino investigativo e contextualizado utilizando como abordagem o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Assim, tomando o tema “Combustíveis e Energia", ocorreu o processo de fundamentação, planejamento e elaboração de uma oficina pedagógica destinada a estudantes da 2ª série do Ensino Médio em uma das escola-campo do programa no ano de 2024. Ressaltamos que o percurso trilhado promoveu a postura crítica e reflexiva nos pibidianos, incentivando-os a questionar e compreender o papel da ciência no mundo atual e a importância da conexão entre a Química e o mundo. Como futuros docentes, tivemos a oportunidade de planejar e refletir sobre atividades pedagógicas que reforçam a importância de um ensino ativo e contextualizado, elementos este que são essenciais para a formação de alunos da Educação Básica. Diante disso, a experiência proporcionada por essa oficina, no âmbito do PIBID, reforça a importância dos recursos didáticos e estratégias para a melhoria do ensino e da aprendizagem em Química. Além disso, no que concerne ao movimento CTSA, o processo de criação e organização da oficina, reafirma o papel da Educação no alcance do desenvolvimento sustentável e na promoção de uma sociedade mais consciente e comprometida com as questões ambientais, na qual a Química é presente e necessária. Por fim, as vivências promovidas a partir desta atividade no PIBID contribuiu para o aperfeiçoamento da nossa formação como futuros docentes, proporcionando uma compreensão mais ampla da prática pedagógica e da importância de um ensino de Química que se conecte com as demandas da sociedade contemporânea.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.