ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA: A EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA NO PIBID
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120504 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 47 "titulo" => "ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA: A EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA NO PIBID" "resumo" => "Este relato de experiência foi produzido por licenciandos em Química, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira e reflete um exercício pedagógico-formativo, por meio do qual houve o estímulo à práticas de ensino investigativo e contextualizado utilizando como abordagem o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Assim, tomando o tema “Combustíveis e Energia", ocorreu o processo de fundamentação, planejamento e elaboração de uma oficina pedagógica destinada a estudantes da 2ª série do Ensino Médio em uma das escola-campo do programa no ano de 2024. Ressaltamos que o percurso trilhado promoveu a postura crítica e reflexiva nos pibidianos, incentivando-os a questionar e compreender o papel da ciência no mundo atual e a importância da conexão entre a Química e o mundo. Como futuros docentes, tivemos a oportunidade de planejar e refletir sobre atividades pedagógicas que reforçam a importância de um ensino ativo e contextualizado, elementos este que são essenciais para a formação de alunos da Educação Básica. Diante disso, a experiência proporcionada por essa oficina, no âmbito do PIBID, reforça a importância dos recursos didáticos e estratégias para a melhoria do ensino e da aprendizagem em Química. Além disso, no que concerne ao movimento CTSA, o processo de criação e organização da oficina, reafirma o papel da Educação no alcance do desenvolvimento sustentável e na promoção de uma sociedade mais consciente e comprometida com as questões ambientais, na qual a Química é presente e necessária. Por fim, as vivências promovidas a partir desta atividade no PIBID contribuiu para o aperfeiçoamento da nossa formação como futuros docentes, proporcionando uma compreensão mais ampla da prática pedagógica e da importância de um ensino de Química que se conecte com as demandas da sociedade contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID47_TB150_23022025131516.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON MARCELINO PIROPO" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellington.piropo2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120504 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 47 "titulo" => "ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA: A EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA NO PIBID" "resumo" => "Este relato de experiência foi produzido por licenciandos em Química, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira e reflete um exercício pedagógico-formativo, por meio do qual houve o estímulo à práticas de ensino investigativo e contextualizado utilizando como abordagem o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Assim, tomando o tema “Combustíveis e Energia", ocorreu o processo de fundamentação, planejamento e elaboração de uma oficina pedagógica destinada a estudantes da 2ª série do Ensino Médio em uma das escola-campo do programa no ano de 2024. Ressaltamos que o percurso trilhado promoveu a postura crítica e reflexiva nos pibidianos, incentivando-os a questionar e compreender o papel da ciência no mundo atual e a importância da conexão entre a Química e o mundo. Como futuros docentes, tivemos a oportunidade de planejar e refletir sobre atividades pedagógicas que reforçam a importância de um ensino ativo e contextualizado, elementos este que são essenciais para a formação de alunos da Educação Básica. Diante disso, a experiência proporcionada por essa oficina, no âmbito do PIBID, reforça a importância dos recursos didáticos e estratégias para a melhoria do ensino e da aprendizagem em Química. Além disso, no que concerne ao movimento CTSA, o processo de criação e organização da oficina, reafirma o papel da Educação no alcance do desenvolvimento sustentável e na promoção de uma sociedade mais consciente e comprometida com as questões ambientais, na qual a Química é presente e necessária. Por fim, as vivências promovidas a partir desta atividade no PIBID contribuiu para o aperfeiçoamento da nossa formação como futuros docentes, proporcionando uma compreensão mais ampla da prática pedagógica e da importância de um ensino de Química que se conecte com as demandas da sociedade contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID47_TB150_23022025131516.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON MARCELINO PIROPO" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellington.piropo2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }