Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DESENVOLVIMENTO DE MAQUETES E MODELOS DIDÁTICOS PARA SEREM TRABALHADOS NOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120571
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 234
    "inscrito_id" => 59
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE MAQUETES E MODELOS DIDÁTICOS PARA SEREM TRABALHADOS NOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), iniciou suas atividades em novembro de 2024. Logo após as primeiras reuniões de apresentação e estabelecimento dos objetivos, os licenciandos foram divididos a fim de atuarem junto aos supervisores. A presente proposta foi demandada pela escola parceira e trata do desenvolvimento de maquetes e modelos didáticos para serem trabalhados nos conteúdos relativos aos anos finais do ensino fundamental. O uso dessa metodologia, permite a visualização dos fenômenos abstratos de forma mais eficaz, despertando o interesse dos estudantes e tornando o aprendizado mais envolvente, participativo e significativo. Possibilita também que os conteúdos sejam apresentados em um formato diferente de representações descritivas e simbólicas que são muito comuns em livros didáticos. As maquetes e modelos didáticos serão desenvolvidas ao longo do ano de 2025, conforme o desenvolvimento dos conteúdos e necessidade das aulas. O grupo tem como ideia central, sempre que possível, elaborar os modelos e maquetes junto com os estudantes, permitindo assim que participem do processo da montagem dos recursos, para que se construa o conhecimento desde o início, estabelecendo uma conexão entre teoria e prática, a fim de que a aprendizagem seja mais expressiva. A proposta será executada por três bolsistas dos Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física do Campus Pelotas – Visconde da Graça, sob a orientação da professora supervisora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac. Para que a proposta possa ser realizada com êxito, reuniões semanais e visitas periódicas à escola serão fundamentais para debater e organizar as tarefas de acordo com os temas a serem abordados. O grupo pretende criar, a partir da experiência, um manual de procedimentos com a intenção de auxiliar outros licenciandos e professores que desejam implementar tal metodologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID59_TB234_10032025164715.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE GIMENES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felipegnxd97@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120571
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 234
    "inscrito_id" => 59
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE MAQUETES E MODELOS DIDÁTICOS PARA SEREM TRABALHADOS NOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), iniciou suas atividades em novembro de 2024. Logo após as primeiras reuniões de apresentação e estabelecimento dos objetivos, os licenciandos foram divididos a fim de atuarem junto aos supervisores. A presente proposta foi demandada pela escola parceira e trata do desenvolvimento de maquetes e modelos didáticos para serem trabalhados nos conteúdos relativos aos anos finais do ensino fundamental. O uso dessa metodologia, permite a visualização dos fenômenos abstratos de forma mais eficaz, despertando o interesse dos estudantes e tornando o aprendizado mais envolvente, participativo e significativo. Possibilita também que os conteúdos sejam apresentados em um formato diferente de representações descritivas e simbólicas que são muito comuns em livros didáticos. As maquetes e modelos didáticos serão desenvolvidas ao longo do ano de 2025, conforme o desenvolvimento dos conteúdos e necessidade das aulas. O grupo tem como ideia central, sempre que possível, elaborar os modelos e maquetes junto com os estudantes, permitindo assim que participem do processo da montagem dos recursos, para que se construa o conhecimento desde o início, estabelecendo uma conexão entre teoria e prática, a fim de que a aprendizagem seja mais expressiva. A proposta será executada por três bolsistas dos Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física do Campus Pelotas – Visconde da Graça, sob a orientação da professora supervisora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac. Para que a proposta possa ser realizada com êxito, reuniões semanais e visitas periódicas à escola serão fundamentais para debater e organizar as tarefas de acordo com os temas a serem abordados. O grupo pretende criar, a partir da experiência, um manual de procedimentos com a intenção de auxiliar outros licenciandos e professores que desejam implementar tal metodologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID59_TB234_10032025164715.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE GIMENES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felipegnxd97@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), iniciou suas atividades em novembro de 2024. Logo após as primeiras reuniões de apresentação e estabelecimento dos objetivos, os licenciandos foram divididos a fim de atuarem junto aos supervisores. A presente proposta foi demandada pela escola parceira e trata do desenvolvimento de maquetes e modelos didáticos para serem trabalhados nos conteúdos relativos aos anos finais do ensino fundamental. O uso dessa metodologia, permite a visualização dos fenômenos abstratos de forma mais eficaz, despertando o interesse dos estudantes e tornando o aprendizado mais envolvente, participativo e significativo. Possibilita também que os conteúdos sejam apresentados em um formato diferente de representações descritivas e simbólicas que são muito comuns em livros didáticos. As maquetes e modelos didáticos serão desenvolvidas ao longo do ano de 2025, conforme o desenvolvimento dos conteúdos e necessidade das aulas. O grupo tem como ideia central, sempre que possível, elaborar os modelos e maquetes junto com os estudantes, permitindo assim que participem do processo da montagem dos recursos, para que se construa o conhecimento desde o início, estabelecendo uma conexão entre teoria e prática, a fim de que a aprendizagem seja mais expressiva. A proposta será executada por três bolsistas dos Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física do Campus Pelotas – Visconde da Graça, sob a orientação da professora supervisora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac. Para que a proposta possa ser realizada com êxito, reuniões semanais e visitas periódicas à escola serão fundamentais para debater e organizar as tarefas de acordo com os temas a serem abordados. O grupo pretende criar, a partir da experiência, um manual de procedimentos com a intenção de auxiliar outros licenciandos e professores que desejam implementar tal metodologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.