ATELIÊ DOCENTE: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA RESSIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120647 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "ATELIÊ DOCENTE: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA RESSIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA" "resumo" => "Ateliê docente é um produto educacional (PE) voltado para formação de professores em química. Tal recurso é resultado de uma dissertação de mestrado profissional da Universidade Federal do Pará cujo contexto de pesquisa foi o Programa Residência Pedagógica. A egressa, uma professora de química da rede estadual de ensino, apresenta na obra uma proposta de formação docente alicerçada no conceito de ambiência formativa quando professor formador, licenciando e professor da educação básica estão imbricados em uma tríade formativa para a aprendizagem da docência em química. O PE é um Curso de Formação Profissional segundo a tipologia estabelecida pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Tal proposta se justifica pelo modelo formativo que ainda impera em muitos cursos de licenciatura e pela política de formação de professores com programas de incentivo a iniciação à docência, bem como a estrutura do estágio supervisionado obrigatório. Caracteriza-se como um modelo de formação docente que favorece a prática pedagógica de professores em exercício na educação básica e nível superior (formação inicial e continuada), numa proposta reflexiva e crítica distante do paradigma de formação que privilegia o modelo “3+1” com característica bacharelesca baseada na racionalidade técnica. Em uma proposta colaborativa, com direcionamento a partir da categoria que emergiu da Análise Textual Discursiva por meio da Pesquisa Narrativa, favorece-se o protagonismo docente e a (re)construção do conhecimento profissional e específico sem engessar, condicionar e imobilizar os sujeitos envolvidos no processo. Como ferramenta na constituição do docente reflexivo se propõe a utilização de diários formativos. Apesar de ser uma proposta de formação de professores na área de química (termoquímica), o ateliê docente pode ser configurado para qualquer contexto formativo de professores nas mais diversas áreas e objeto de conhecimento, desde que seja propiciada a ambiência por meio da tríade formador-professor da educação básica-licenciando." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_ID349_TB340_28032025160146.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA ALINY SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CINTIA SOUZA" "autor_email" => "ss.quimik@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120647 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "ATELIÊ DOCENTE: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA RESSIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA" "resumo" => "Ateliê docente é um produto educacional (PE) voltado para formação de professores em química. Tal recurso é resultado de uma dissertação de mestrado profissional da Universidade Federal do Pará cujo contexto de pesquisa foi o Programa Residência Pedagógica. A egressa, uma professora de química da rede estadual de ensino, apresenta na obra uma proposta de formação docente alicerçada no conceito de ambiência formativa quando professor formador, licenciando e professor da educação básica estão imbricados em uma tríade formativa para a aprendizagem da docência em química. O PE é um Curso de Formação Profissional segundo a tipologia estabelecida pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Tal proposta se justifica pelo modelo formativo que ainda impera em muitos cursos de licenciatura e pela política de formação de professores com programas de incentivo a iniciação à docência, bem como a estrutura do estágio supervisionado obrigatório. Caracteriza-se como um modelo de formação docente que favorece a prática pedagógica de professores em exercício na educação básica e nível superior (formação inicial e continuada), numa proposta reflexiva e crítica distante do paradigma de formação que privilegia o modelo “3+1” com característica bacharelesca baseada na racionalidade técnica. Em uma proposta colaborativa, com direcionamento a partir da categoria que emergiu da Análise Textual Discursiva por meio da Pesquisa Narrativa, favorece-se o protagonismo docente e a (re)construção do conhecimento profissional e específico sem engessar, condicionar e imobilizar os sujeitos envolvidos no processo. Como ferramenta na constituição do docente reflexivo se propõe a utilização de diários formativos. Apesar de ser uma proposta de formação de professores na área de química (termoquímica), o ateliê docente pode ser configurado para qualquer contexto formativo de professores nas mais diversas áreas e objeto de conhecimento, desde que seja propiciada a ambiência por meio da tríade formador-professor da educação básica-licenciando." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_ID349_TB340_28032025160146.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA ALINY SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CINTIA SOUZA" "autor_email" => "ss.quimik@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }