Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

FORMAÇÃO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO E A FUTURA PRÁTICA PROFISSIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120798
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 560
    "inscrito_id" => 1425
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO E A FUTURA PRÁTICA PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre os processos formativos em Dança a partir da assistência do documentário “Nós, professoras de dança”, de Josiane Franken Corrêa, durante atividades do Núcleo Dança do PIBID na UFPEL. Durante a graduação, algumas questões emergem com frequência desde o início de nossa formação docente e, muitas vezes, não possuímos respostas imediatas. Ao longo da trajetória acadêmica, através das experiências vivenciadas em projetos, programas institucionais e estágios curriculares, compreendemos que o professor precisa se adaptar ao contexto em que está inserido, onde há fatores que influenciam diretamente sua prática, sejam eles os alunos, o contexto escolar, a cidade ou a estrutura para as aulas. As respostas que almejamos acabam surgindo ao longo das experiências práticas que acontecem durante nossa formação docente. O documentário apresenta diversas situações práticas pelas quais professoras de dança, que atuam na educação básica, atravessam em seu cotidiano. Ao assistirmos, foi possível refletir sobre nosso processo formativo e nossa futura atuação profissional em um aspecto geral, tanto pelas questões pedagógicas abordadas pelas professoras, quanto pela questão de estrutura curricular onde estão inseridas. O documentário vem ao encontro do que aprendemos na graduação - a dança na escola, como área de conhecimento, é mais do que ensinar passos ou coreografias. Os professores de dança precisam ter postura crítica no processo educativo, questionando suas práticas e abordagens pedagógicas, buscando constantemente formas de aprimorar o ensino. Auxiliar os alunos a se conhecerem melhor, se entenderem como corpo, suas emoções e até sua história. Tornar-se professor de dança envolve sensibilidade, conhecimento técnico, escuta ativa e capacidade de adaptar o ensino às realidades dos estudantes e da escola. Além disso, é fundamental “estar em” ou “promover um” ambiente de diálogo e troca de experiências, onde todos os envolvidos possam expressar suas ideias e sentimentos sobre a dança na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1425_TB560_09032025215740.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIANY GLORIA DA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "TAIANY"
    "autor_email" => "gloriataiany06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120798
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 560
    "inscrito_id" => 1425
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM DANÇA - REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO E A FUTURA PRÁTICA PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões sobre os processos formativos em Dança a partir da assistência do documentário “Nós, professoras de dança”, de Josiane Franken Corrêa, durante atividades do Núcleo Dança do PIBID na UFPEL. Durante a graduação, algumas questões emergem com frequência desde o início de nossa formação docente e, muitas vezes, não possuímos respostas imediatas. Ao longo da trajetória acadêmica, através das experiências vivenciadas em projetos, programas institucionais e estágios curriculares, compreendemos que o professor precisa se adaptar ao contexto em que está inserido, onde há fatores que influenciam diretamente sua prática, sejam eles os alunos, o contexto escolar, a cidade ou a estrutura para as aulas. As respostas que almejamos acabam surgindo ao longo das experiências práticas que acontecem durante nossa formação docente. O documentário apresenta diversas situações práticas pelas quais professoras de dança, que atuam na educação básica, atravessam em seu cotidiano. Ao assistirmos, foi possível refletir sobre nosso processo formativo e nossa futura atuação profissional em um aspecto geral, tanto pelas questões pedagógicas abordadas pelas professoras, quanto pela questão de estrutura curricular onde estão inseridas. O documentário vem ao encontro do que aprendemos na graduação - a dança na escola, como área de conhecimento, é mais do que ensinar passos ou coreografias. Os professores de dança precisam ter postura crítica no processo educativo, questionando suas práticas e abordagens pedagógicas, buscando constantemente formas de aprimorar o ensino. Auxiliar os alunos a se conhecerem melhor, se entenderem como corpo, suas emoções e até sua história. Tornar-se professor de dança envolve sensibilidade, conhecimento técnico, escuta ativa e capacidade de adaptar o ensino às realidades dos estudantes e da escola. Além disso, é fundamental “estar em” ou “promover um” ambiente de diálogo e troca de experiências, onde todos os envolvidos possam expressar suas ideias e sentimentos sobre a dança na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1425_TB560_09032025215740.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIANY GLORIA DA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "TAIANY"
    "autor_email" => "gloriataiany06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre os processos formativos em Dança a partir da assistência do documentário “Nós, professoras de dança”, de Josiane Franken Corrêa, durante atividades do Núcleo Dança do PIBID na UFPEL. Durante a graduação, algumas questões emergem com frequência desde o início de nossa formação docente e, muitas vezes, não possuímos respostas imediatas. Ao longo da trajetória acadêmica, através das experiências vivenciadas em projetos, programas institucionais e estágios curriculares, compreendemos que o professor precisa se adaptar ao contexto em que está inserido, onde há fatores que influenciam diretamente sua prática, sejam eles os alunos, o contexto escolar, a cidade ou a estrutura para as aulas. As respostas que almejamos acabam surgindo ao longo das experiências práticas que acontecem durante nossa formação docente. O documentário apresenta diversas situações práticas pelas quais professoras de dança, que atuam na educação básica, atravessam em seu cotidiano. Ao assistirmos, foi possível refletir sobre nosso processo formativo e nossa futura atuação profissional em um aspecto geral, tanto pelas questões pedagógicas abordadas pelas professoras, quanto pela questão de estrutura curricular onde estão inseridas. O documentário vem ao encontro do que aprendemos na graduação - a dança na escola, como área de conhecimento, é mais do que ensinar passos ou coreografias. Os professores de dança precisam ter postura crítica no processo educativo, questionando suas práticas e abordagens pedagógicas, buscando constantemente formas de aprimorar o ensino. Auxiliar os alunos a se conhecerem melhor, se entenderem como corpo, suas emoções e até sua história. Tornar-se professor de dança envolve sensibilidade, conhecimento técnico, escuta ativa e capacidade de adaptar o ensino às realidades dos estudantes e da escola. Além disso, é fundamental “estar em” ou “promover um” ambiente de diálogo e troca de experiências, onde todos os envolvidos possam expressar suas ideias e sentimentos sobre a dança na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.