Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A PARTIR DO DUA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Os dados do Censo Escolar de 2023 evidenciaram que estudantes com Deficiência Intelectual (DI) representam 57% das matrículas da educação especial realizadas na educação básica. Tal demanda, demonstra a necessidade de implementação de práticas pedagógicas que atendam as especificidades de ensino e aprendizagem para este público, garantindo o direito à aprendizagem como preconizado nas legislações educacionais brasileiras. Diante desse cenário, objetivamos, nesse relato de experiência, refletir sobre as possibilidades de práticas pedagógicas junto a estudantes com Deficiência Intelectual a partir de planificações de aulas fundamentadas no desenho universal para a aprendizagem (DUA), com foco na produção textual. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, concentrada nas definições científicas sobre as possíveis causas, características da DI, em estudiosos sobre o DUA, bem como em atividades desenvolvidas pelas autoras no contexto de sala de aula. Como resultado constatamos que ações educacionais que envolvem a aplicação do DUA, nas atividades de ensino direcionadas a estudantes com DI, contribuem para promoção de ambientes mais inclusivos e promovem equidade no processo de apropriação de conteúdos científicos, uma vez que contemplam as formas de aprendizagem dos envolvidos. Concluímos, portanto, que a partir do uso de pressupostos adequados e considerando a neuroplasticidade do cérebro é possível potencializar o processo de desenvolvimento e apropriação de conhecimentos historicamente produzidos pelo homem por estudantes com D.I.

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