Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ITINERÁRIOS BRINCANTES E CULTURA CORPORAL: “O RESSIGNIFICAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL NA FORMAÇÃO INICIAL COM O PIBID”

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bolsistas do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), do curso de licenciatura em Educação Física, atuaram no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Campeche, em Florianópolis. Durante essa experiência, os bolsistas vivenciaram uma proposta pedagógica diferenciada para a educação infantil, ampliando seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade e metodologias ativas. As ações ocorreram semanalmente, proporcionando a aplicação prática dos aprendizados acadêmicos em conjunto com os professores do NEIM. O projeto “Viajantes” foi o eixo norteador das atividades, promovendo a exploração do bairro Campeche por meio de itinerários brincantes. A iniciativa levou as crianças, de 3 a 6 anos, a espaços fora da escola, um movimento pouco usual na rotina da educação infantil, mas essencial para fortalecer o vínculo das crianças com a comunidade, a cultura local e o meio ambiente. Essas experiências foram enriquecidas por práticas corporais, jogos e atividades de iniciação esportiva, alinhadas a uma perspectiva lúdica e formativa. As saídas a campo incluíram visitas a praias, parques, ranchos de pesca, trilhas, passeios de barco, museus, espaços esportivos de outras escolas e chácaras, entre outros. Nessas vivências, crianças e bolsistas construíram memórias significativas, consolidando o aprender brincando como um eixo essencial da educação infantil. Além disso, o projeto destacou a importância do reconhecimento do tempo e do espaço vivido, privilegiando a autonomia das crianças e sua interação com o ambiente. A valorização da cultura local e a preservação da natureza emergiram como pilares fundamentais para o lazer e a prática de atividades físicas, promovendo um olhar ampliado sobre a educação infantil e a integração comunitária.

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