OS ARQUIVOS NO PLANEJAMENTO DE UMA AULA: INVESTIGAÇÃO COM OS(AS) PROFESSORES(AS) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121240 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 622 "titulo" => "OS ARQUIVOS NO PLANEJAMENTO DE UMA AULA: INVESTIGAÇÃO COM OS(AS) PROFESSORES(AS) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente resumo busca apresentar a pesquisa “O planejamento docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma questão de leitura e escrita de arquivos”, cujo objetivo é investigar os modos de planejar uma aula a partir de arquivos. Participam da pesquisa, professores(as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas municipais do Vale do Taquari/RS. A pesquisa em andamento conta com o apoio da FAPERGS e tem como objetivo analisar a leitura e escrita de arquivos, que, no presente contexto, compreende o arquivo como matérias e materiais utilizados ao longo da elaboração do planejamento docente. O estudo tem como foco o planejamento de aula, pois é frequentemente tratado como uma prática naturalizada e negligenciada em relação ao processo de formação docente (Corazza, 1997). Já os processos metodológicos adotados pela pesquisa abrangem observações de aulas dos(as) professores(as) envolvidos(as), além de entrevistas semi-estruturadas e oficinas. A pesquisa tem como aporte teórico os estudos de Corazza (1997, 2012, 2014) para pensar o planejamento e em Derrida (2011) o conceito de arquivo, concebendo-o como um lugar de poder e memória que afeta diretamente as práticas e as formas de conhecimento. A pesquisa pretende, ainda, possibilitar momentos de formação continuada, no intuito de qualificar o trabalho realizado pelos(as) professores(as), levando-os(as) a repensarem o ato de planejar como um gesto político e estético, através do qual transcriam a matéria selecionada. Ao longo dos encontros com os(as) professores(as), é possível perceber que estão refletindo sobre o fazer pedagógico, a partir do planejamento de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID622_TB561_11022025155610.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA GARGHETTI SPEROTTO" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.sperotto1@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121240 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 622 "titulo" => "OS ARQUIVOS NO PLANEJAMENTO DE UMA AULA: INVESTIGAÇÃO COM OS(AS) PROFESSORES(AS) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente resumo busca apresentar a pesquisa “O planejamento docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma questão de leitura e escrita de arquivos”, cujo objetivo é investigar os modos de planejar uma aula a partir de arquivos. Participam da pesquisa, professores(as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas municipais do Vale do Taquari/RS. A pesquisa em andamento conta com o apoio da FAPERGS e tem como objetivo analisar a leitura e escrita de arquivos, que, no presente contexto, compreende o arquivo como matérias e materiais utilizados ao longo da elaboração do planejamento docente. O estudo tem como foco o planejamento de aula, pois é frequentemente tratado como uma prática naturalizada e negligenciada em relação ao processo de formação docente (Corazza, 1997). Já os processos metodológicos adotados pela pesquisa abrangem observações de aulas dos(as) professores(as) envolvidos(as), além de entrevistas semi-estruturadas e oficinas. A pesquisa tem como aporte teórico os estudos de Corazza (1997, 2012, 2014) para pensar o planejamento e em Derrida (2011) o conceito de arquivo, concebendo-o como um lugar de poder e memória que afeta diretamente as práticas e as formas de conhecimento. A pesquisa pretende, ainda, possibilitar momentos de formação continuada, no intuito de qualificar o trabalho realizado pelos(as) professores(as), levando-os(as) a repensarem o ato de planejar como um gesto político e estético, através do qual transcriam a matéria selecionada. Ao longo dos encontros com os(as) professores(as), é possível perceber que estão refletindo sobre o fazer pedagógico, a partir do planejamento de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID622_TB561_11022025155610.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA GARGHETTI SPEROTTO" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.sperotto1@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }