CORPO E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCADEIRAS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121499 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 115 "inscrito_id" => 14 "titulo" => "CORPO E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCADEIRAS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES" "resumo" => "Este estudo tem por objetivo investigar como as brincadeiras e atividades escolares refletem ou desafiam normas de gênero, promovendo ou limitando a expressão corporal de meninos e meninas e analisar os discursos presentes no cotidiano de crianças. Desde cedo, a sociedade tende a reforçar normas de gênero através de atividades e brinquedos considerados “masculinos” ou “femininos”, o que pode limitar a expressão corporal e emocional das crianças. Como recurso metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa por meio de observação participante em uma turma de Educação Infantil com idades de 3 e 4 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil de Ji-Paraná/RO. Observou-se a interação entre 15 crianças com as professoras, com os brinquedos e as brincadeiras. Foi possível perceber que as experiências estão atravessadas por discursos performativos de gênero. Evidenciou-se nas interações que mesmo entre as crianças de pouca idade os papéis de gênero estão muito próximos daqueles vividos pelos adultos que convivem no mesmo contexto cultural, e os brinquedos e brincadeiras reproduzem os papéis de masculinidade e feminilidade normativa, experimentadas em diferentes espaços de interação entre as crianças e entre as crianças e os adultos. A partir dos resultados destacamos que o brincar é um espaço importante para a experimentação e desenvolvimento de habilidades, e ambientes educativos mais inclusivos, que não reforçam estereótipos, podem promover maior liberdade para que as crianças explorem diferentes papéis e formas de expressão, respeitando a diversidade corporal e de gênero. Salientamos que uma abordagem pedagógica que valoriza a diversidade de gênero nas brincadeiras e interações diárias é essencial para a construção de um espaço de aprendizagem mais equitativo e acolhedor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID14_TB115_14042025211416.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALILA MAITE ROSA SENA" "autor_nome_curto" => "Dalila Maite" "autor_email" => "maitezita.sena@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121499 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 115 "inscrito_id" => 14 "titulo" => "CORPO E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCADEIRAS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES" "resumo" => "Este estudo tem por objetivo investigar como as brincadeiras e atividades escolares refletem ou desafiam normas de gênero, promovendo ou limitando a expressão corporal de meninos e meninas e analisar os discursos presentes no cotidiano de crianças. Desde cedo, a sociedade tende a reforçar normas de gênero através de atividades e brinquedos considerados “masculinos” ou “femininos”, o que pode limitar a expressão corporal e emocional das crianças. Como recurso metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa por meio de observação participante em uma turma de Educação Infantil com idades de 3 e 4 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil de Ji-Paraná/RO. Observou-se a interação entre 15 crianças com as professoras, com os brinquedos e as brincadeiras. Foi possível perceber que as experiências estão atravessadas por discursos performativos de gênero. Evidenciou-se nas interações que mesmo entre as crianças de pouca idade os papéis de gênero estão muito próximos daqueles vividos pelos adultos que convivem no mesmo contexto cultural, e os brinquedos e brincadeiras reproduzem os papéis de masculinidade e feminilidade normativa, experimentadas em diferentes espaços de interação entre as crianças e entre as crianças e os adultos. A partir dos resultados destacamos que o brincar é um espaço importante para a experimentação e desenvolvimento de habilidades, e ambientes educativos mais inclusivos, que não reforçam estereótipos, podem promover maior liberdade para que as crianças explorem diferentes papéis e formas de expressão, respeitando a diversidade corporal e de gênero. Salientamos que uma abordagem pedagógica que valoriza a diversidade de gênero nas brincadeiras e interações diárias é essencial para a construção de um espaço de aprendizagem mais equitativo e acolhedor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID14_TB115_14042025211416.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALILA MAITE ROSA SENA" "autor_nome_curto" => "Dalila Maite" "autor_email" => "maitezita.sena@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }