Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este estudo analisa pesquisas sobre diversidade sexual e gênero na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando mapear temáticas, abordagens e contribuições. A relevância da temática é inegável, dada a persistência de preconceitos contra a comunidade LGBTQI+, o que denota a crescente importância da diversidade no contexto educacional brasileiro e o papel das instituições na promoção da inclusão. Este levantamento, parte de um estudo de mestrado, foi feito a partir de uma busca por palavras-chaves nas plataformas: Observatório ProfEPT, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Adotando uma perspectiva pós-estruturalista, analisamos dissertações e teses defendidas entre 2019 e 2024, buscando entender, a partir da análise de conteúdo, como a temática é abordada na EPT. Enquanto os resultados apontam para um aumento na produção acadêmica em 2020, houve uma queda na produção em 2024, talvez reflexo de um contexto político menos favorável. A maioria das pesquisas analisadas utiliza abordagens qualitativas, buscando aprofundar a compreensão das experiências e perspectivas dos sujeitos. As temáticas centrais incluem a formação de professores para lidar com a diversidade, a violência e discriminação contra LGBTQI+ nas escolas, o papel de Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual, a relação entre gênero, sexualidade e mundo do trabalho, e o uso de recursos pedagógicos para abordar a temática. Revelou-se uma produção de diversos materiais educativos, como guias e cartilhas, com o objetivo de disseminar os resultados das pesquisas e impactar a prática pedagógica. Em suma, o estudo oferece um panorama abrangente da produção acadêmica sobre diversidade sexual e de gênero na EPT, identificando avanços, desafios e lacunas. Os resultados podem ser úteis para pesquisadores, educadores e gestores que buscam construir um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos.

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