Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

LITERATURA INFANTIL E ARTEFATO CULTURAL: SUBJETIVIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Os livros voltados para literatura infantil frequentemente são utilizados nas instituições de ensino, dentre eles, destacam-se os que discutem sobre diferenças, gênero e sexualidade. Este trabalho tem como objetivo investigar pesquisas concluídas sobre identidades de gênero e diferenças através da literatura infantil no campo escolar, um levantamento realizado por meio do “Estado do Conhecimento”. Ademais, nosso percurso metodológico adotado foi na perspectiva da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico em artigos científicos ou trabalhos apresentados em eventos. Para a pesquisa nos acervos, utilizamos alguns critérios, sendo eles: a) publicações entre 2014 a 2024; b) três fontes de pesquisas diferentes. O mapeamento de fontes foi realizado no Portal de Periódicos CAPES, Base de Dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Revista Educação & Realidade, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), elencamos as seguintes palavras-chave: “gênero e literatura infantil” e “gênero, sexualidade e escola”. Para a seleção dos textos, nossa atenção voltou-se para as produções que direcionavam os estudos sobre identidades de gênero no campo educacional e as análises com obras literárias que discutiam diversidade de gênero e sexualidade, tendo o livro como um artefato cultural. Como referencial teórico nos aproximamos dos estudos de Louro (1997; 2003; 2014), Butler (2022), Nascimento (2021), Meyer e Paraíso (2012) e Argüello (2005), considerando o artefato cultural e os estudos de gêneros e sexualidades. Os resultados das análises realizadas perpassam na compreensão dos livros enquanto pertencentes da série de dispositivos pedagógicos e pelos desafios que os/as docentes encontram diante dos documentos normativos da Educação brasileira, o que limita-os/as de corroborar com os processos educativos que cada literatura infantil pode instigar sobre as diferenças de gênero e sexualidade, além de outros marcadores identitários.

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