Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA: UMA POSSIBILIDADE DE RELACIONAR EXTENSÃO E ENSINO

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, JOGOS DIDÁTICOS, MATERIAIS MANIPULÁVEIS Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121813
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 478
    "inscrito_id" => 1121
    "titulo" => "CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA: UMA POSSIBILIDADE DE RELACIONAR EXTENSÃO E ENSINO"
    "resumo" => "Neste trabalho compartilhamos algumas experiências vivenciadas no âmbito de um projeto de extensão universitária intitulado “Clube de Matemática na Escola” em duas unidades escolares públicas de Joinville (SC), durante os anos de 2023 e 2024. O Clube de Matemática na Escola procura elaborar, analisar e aplicar atividades pedagógicas estruturadas com o intuito de propiciar aprendizagem e/ou revisão de conhecimentos matemáticos, a partir de uma abordagem lúdica que valoriza a utilização de jogos e materiais didáticos manipuláveis. As atividades propostas pelo Clube de Matemática são elaboradas por alunas da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob orientação de docentes do curso e são desenvolvidas em horário extraclasse em escolas participantes do projeto, tendo como público-alvo, alunos da segunda etapa do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O referencial teórico está pautado em autores que discutem a utilização de brincadeiras, jogos e materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de Matemática, como Lorenzato (2006) e Aranão (1997). Dentre os resultados obtidos, destacam-se os benefícios proporcionados à aprendizagem matemática dos estudantes que participam das atividades propostas pelo Clube e as contribuições à formação inicial das futuras professoras de Matemática, que atuam como bolsistas do projeto de extensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, JOGOS DIDÁTICOS, MATERIAIS MANIPULÁVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6852fae6adba4_18062025144406.pdf"
    "created_at" => "2025-06-18 14:44:06"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRACIELA MORO"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "gracimoro@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121813
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 478
    "inscrito_id" => 1121
    "titulo" => "CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA: UMA POSSIBILIDADE DE RELACIONAR EXTENSÃO E ENSINO"
    "resumo" => "Neste trabalho compartilhamos algumas experiências vivenciadas no âmbito de um projeto de extensão universitária intitulado “Clube de Matemática na Escola” em duas unidades escolares públicas de Joinville (SC), durante os anos de 2023 e 2024. O Clube de Matemática na Escola procura elaborar, analisar e aplicar atividades pedagógicas estruturadas com o intuito de propiciar aprendizagem e/ou revisão de conhecimentos matemáticos, a partir de uma abordagem lúdica que valoriza a utilização de jogos e materiais didáticos manipuláveis. As atividades propostas pelo Clube de Matemática são elaboradas por alunas da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob orientação de docentes do curso e são desenvolvidas em horário extraclasse em escolas participantes do projeto, tendo como público-alvo, alunos da segunda etapa do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O referencial teórico está pautado em autores que discutem a utilização de brincadeiras, jogos e materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de Matemática, como Lorenzato (2006) e Aranão (1997). Dentre os resultados obtidos, destacam-se os benefícios proporcionados à aprendizagem matemática dos estudantes que participam das atividades propostas pelo Clube e as contribuições à formação inicial das futuras professoras de Matemática, que atuam como bolsistas do projeto de extensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, JOGOS DIDÁTICOS, MATERIAIS MANIPULÁVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6852fae6adba4_18062025144406.pdf"
    "created_at" => "2025-06-18 14:44:06"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRACIELA MORO"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "gracimoro@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Neste trabalho compartilhamos algumas experiências vivenciadas no âmbito de um projeto de extensão universitária intitulado “Clube de Matemática na Escola” em duas unidades escolares públicas de Joinville (SC), durante os anos de 2023 e 2024. O Clube de Matemática na Escola procura elaborar, analisar e aplicar atividades pedagógicas estruturadas com o intuito de propiciar aprendizagem e/ou revisão de conhecimentos matemáticos, a partir de uma abordagem lúdica que valoriza a utilização de jogos e materiais didáticos manipuláveis. As atividades propostas pelo Clube de Matemática são elaboradas por alunas da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob orientação de docentes do curso e são desenvolvidas em horário extraclasse em escolas participantes do projeto, tendo como público-alvo, alunos da segunda etapa do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O referencial teórico está pautado em autores que discutem a utilização de brincadeiras, jogos e materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de Matemática, como Lorenzato (2006) e Aranão (1997). Dentre os resultados obtidos, destacam-se os benefícios proporcionados à aprendizagem matemática dos estudantes que participam das atividades propostas pelo Clube e as contribuições à formação inicial das futuras professoras de Matemática, que atuam como bolsistas do projeto de extensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.