Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA DO SITE REDIGIR SOB A ÓTICA DOS LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS: EXPLORANDO A MÚSICA 'CANÇÃO INFANTIL', DE CEZAR MC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ST 04 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO DISCURSIVO E MULTIMODAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍN-GUAS MATERNA E ESTRANGEIRA:(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E OS MATERIAS DI-DÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123101
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 5
    "inscrito_id" => 55
    "titulo" => "ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA DO SITE REDIGIR SOB A ÓTICA DOS LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS: EXPLORANDO A MÚSICA 'CANÇÃO INFANTIL', DE CEZAR MC"
    "resumo" => "O objetivo principal deste artigo é realizar uma análise de uma atividade didática sob a perspectiva dos letramentos e multiletramentos, A atividade didática escolhida para análise é "Explorando a música 'Canção Infantil', do Cezar MC", desenvolvida pela equipe do site Redigir, da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este trabalho, além de ser de cunho bibliográfico, adota uma abordagem qualitativa, já que busca analisar e compreender a atividade didática "Explorando a música 'Canção Infantil', do Cezar MC" sob a perspectiva dos letramentos e multiletramentos. Os principais autores utilizados para embasamento teórico deste estudo foram, dentre outros, Rojo e Moura (2012; 2019), Alves (2018), Araújo (2023). Destacamos, portanto, as principais contribuições do trabalho para a compreensão e aplicação dos conceitos de letramentos e multiletramentos em atividades didáticas disponíveis em sites da internet. Desse modo, concluímos que a referida atividade didática pode ser analisada na ótica dos letramentos e multiletramentos, com uma abordagem que considera a diversidade de linguagens e práticas sociais envolvidas na comunicação humana e valoriza a capacidade dos indivíduos de utilizar essas linguagens de forma efetiva e crítica em diferentes contextos sociais e culturais do atual mundo tecnológico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO DISCURSIVO E MULTIMODAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍN-GUAS MATERNA E ESTRANGEIRA:(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E OS MATERIAS DI-DÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID55_TB5_05062025145633.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CARLOS VIEIRA MOURA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Fco Carlos"
    "autor_email" => "franciscocarlosvieira77@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123101
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 5
    "inscrito_id" => 55
    "titulo" => "ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA DO SITE REDIGIR SOB A ÓTICA DOS LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS: EXPLORANDO A MÚSICA 'CANÇÃO INFANTIL', DE CEZAR MC"
    "resumo" => "O objetivo principal deste artigo é realizar uma análise de uma atividade didática sob a perspectiva dos letramentos e multiletramentos, A atividade didática escolhida para análise é "Explorando a música 'Canção Infantil', do Cezar MC", desenvolvida pela equipe do site Redigir, da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este trabalho, além de ser de cunho bibliográfico, adota uma abordagem qualitativa, já que busca analisar e compreender a atividade didática "Explorando a música 'Canção Infantil', do Cezar MC" sob a perspectiva dos letramentos e multiletramentos. Os principais autores utilizados para embasamento teórico deste estudo foram, dentre outros, Rojo e Moura (2012; 2019), Alves (2018), Araújo (2023). Destacamos, portanto, as principais contribuições do trabalho para a compreensão e aplicação dos conceitos de letramentos e multiletramentos em atividades didáticas disponíveis em sites da internet. Desse modo, concluímos que a referida atividade didática pode ser analisada na ótica dos letramentos e multiletramentos, com uma abordagem que considera a diversidade de linguagens e práticas sociais envolvidas na comunicação humana e valoriza a capacidade dos indivíduos de utilizar essas linguagens de forma efetiva e crítica em diferentes contextos sociais e culturais do atual mundo tecnológico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO DISCURSIVO E MULTIMODAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍN-GUAS MATERNA E ESTRANGEIRA:(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E OS MATERIAS DI-DÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID55_TB5_05062025145633.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CARLOS VIEIRA MOURA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Fco Carlos"
    "autor_email" => "franciscocarlosvieira77@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

O objetivo principal deste artigo é realizar uma análise de uma atividade didática sob a perspectiva dos letramentos e multiletramentos, A atividade didática escolhida para análise é "Explorando a música 'Canção Infantil', do Cezar MC", desenvolvida pela equipe do site Redigir, da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este trabalho, além de ser de cunho bibliográfico, adota uma abordagem qualitativa, já que busca analisar e compreender a atividade didática "Explorando a música 'Canção Infantil', do Cezar MC" sob a perspectiva dos letramentos e multiletramentos. Os principais autores utilizados para embasamento teórico deste estudo foram, dentre outros, Rojo e Moura (2012; 2019), Alves (2018), Araújo (2023). Destacamos, portanto, as principais contribuições do trabalho para a compreensão e aplicação dos conceitos de letramentos e multiletramentos em atividades didáticas disponíveis em sites da internet. Desse modo, concluímos que a referida atividade didática pode ser analisada na ótica dos letramentos e multiletramentos, com uma abordagem que considera a diversidade de linguagens e práticas sociais envolvidas na comunicação humana e valoriza a capacidade dos indivíduos de utilizar essas linguagens de forma efetiva e crítica em diferentes contextos sociais e culturais do atual mundo tecnológico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.