Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

UMA REFLEXÃO SOBRE A TEORIA DA SÍLABA: IMPACTOS NA ESCRITA DAS ONOMATOPEIAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

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Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Neste artigo apresentamos uma discussão sobre como o entendimento sobre a sílaba apresenta-se na escrita das onomatopeias, no contexto escolar, por estudantes da Educação do Campo, estas, “são signos convencionais que representam ou imitam um som por meio de caracteres alfabéticos” (Barbosa, 2014, p.62). Dessa maneira, este estudo tem como objetivo analisar a influência da sílaba do português brasileiro na escrita das onomatopeias e a consequente presença e/ou ausência da prosódia na escrita dos alunos da Educação do Campo. Logo, a pesquisa justifica-se pela necessidade de explorar e demonstrar como a influência da sílaba e a presença dos elementos prosódicos são fundamentais para o entendimento da escrita das onomatopeias entre os estudantes do campo e pode ser utilizado de forma eficaz no ensino da língua materna. Nessa perspectiva, como objetivo geral, buscamos analisar como o entendimento da sílaba do PB na escrita das onomatopeias e, consequente presença e/ou ausência da prosódia, impactam no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, visando aprimorar as habilidades de escrita e o entendimento dos alunos. Nesse sentido, a investigação adota o quadro teórico que discute a influência da Teoria da sílaba presente nas onomatopeias, a importância da prosódia e a apropriação da escrita, fonologia e ensino, como estudo teórico-descritivo, fundamentando-se em autores, tais como Cagliari (2002), Bisol (2014), Câmara Jr (2019), Kailer, Magalhães e Hora (2023) e Silva (2024), com base nos dados levantados em pesquisa produzida por uma das pesquisadoras a partir da observação das ocorrências nas atividades escritas dos estudantes. A amostra é constituída por 26 (vinte e seis) exercícios coletados em aplicação da atividade-piloto para a turma do 7º ano da rede pública, pertencente a Educação do campo, localizada na zona rural do município de Codó (MA) e está, basicamente, dividida em duas etapas: (i) leitura e compreensão de tirinhas contendo onomatopeias, seguida de atividades explorando a escrita das onomatopeias; e (ii) levantamento nas atividades dos problemas mais recorrentes, com a mediação e intervenção da docente. Em seguida, os dados coletados passaram por um procedimento qualitativo e quantitativo com vistas a averiguar os percentuais de ocorrências de dificuldades da escrita das onomatopeias nos textos dos discentes campestres relacionadas a influência da sílaba e consequente influência da prosódia e relacioná-las ao contexto escolar pesquisado. Assim, com o intuito de minimizar essas ocorrências, e após o levantamento dos dados, a saída será trabalhar com a escrita das onomatopeias seguidas de retextualização, conforme preconiza Marcuschi (2010), nos textos, de maneira positiva. Nessa perspectiva, o trabalho deve partir dessas ideias, para que seja possível a apropriação das convenções gráficas na aprendizagem da escrita das onomatopeias nas aulas de Língua materna.

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