A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA RECEPCIONAL.
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123195 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 102 "titulo" => "A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA RECEPCIONAL." "resumo" => "A literatura é uma forma de arte que utiliza a palavra como meio de expressão, manifestando-se em diferentes gêneros. No contexto educacional, a literatura desempenha um papel fundamental, pois contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes. A leitura do texto literário permite que o aluno amplie sua visão de mundo, ao se deparar com múltiplos conhecimentos e perspectivas. A forma como esses textos são trabalhados na escola pode ser o ponto de partida para a construção do hábito de leitura e para o desenvolvimento da competência leitora e linguística do idioma. No ensino de língua espanhola, a literatura possibilita ao aluno um maior envolvimento ao desenvolver outras habilidades e competências. O objetivo do trabalho foi apresentar uma proposta metodológica a partir do método recepcional e suas implicações no ensino do espanhol por meio da literatura em práticas de leitura e interpretação de sentido. Metodologicamente o trabalho se ampara numa pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo -interpretativo. Fundamenta-se o trabalho nas concepções dos teóricos como Aragão (2006), Bakhtin (2011), contribuições de Bordini e Aguiar (1993), Candido (2011), Cosson (2014), García (2007); Giacon (2016), Jauss (1994) dentre outros. Percebeu-se que o método recepcional desempenha papel fundamental ao promover uma reflexão sobre o caráter estético da literatura, pois a leitura desempenha uma função crítica, sobretudo quando inserida numa prática recepcional, envolvendo alunos e professores, a partir de um olhar crítico acerca do mundo real e ficcional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 14 - TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID102_TB140_15072025195150.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA HELENA ANDRADE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SANDRA Helena" "autor_email" => "sandra.oliveira@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123195 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 102 "titulo" => "A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA RECEPCIONAL." "resumo" => "A literatura é uma forma de arte que utiliza a palavra como meio de expressão, manifestando-se em diferentes gêneros. No contexto educacional, a literatura desempenha um papel fundamental, pois contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes. A leitura do texto literário permite que o aluno amplie sua visão de mundo, ao se deparar com múltiplos conhecimentos e perspectivas. A forma como esses textos são trabalhados na escola pode ser o ponto de partida para a construção do hábito de leitura e para o desenvolvimento da competência leitora e linguística do idioma. No ensino de língua espanhola, a literatura possibilita ao aluno um maior envolvimento ao desenvolver outras habilidades e competências. O objetivo do trabalho foi apresentar uma proposta metodológica a partir do método recepcional e suas implicações no ensino do espanhol por meio da literatura em práticas de leitura e interpretação de sentido. Metodologicamente o trabalho se ampara numa pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo -interpretativo. Fundamenta-se o trabalho nas concepções dos teóricos como Aragão (2006), Bakhtin (2011), contribuições de Bordini e Aguiar (1993), Candido (2011), Cosson (2014), García (2007); Giacon (2016), Jauss (1994) dentre outros. Percebeu-se que o método recepcional desempenha papel fundamental ao promover uma reflexão sobre o caráter estético da literatura, pois a leitura desempenha uma função crítica, sobretudo quando inserida numa prática recepcional, envolvendo alunos e professores, a partir de um olhar crítico acerca do mundo real e ficcional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 14 - TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID102_TB140_15072025195150.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA HELENA ANDRADE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SANDRA Helena" "autor_email" => "sandra.oliveira@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }