O ENSINO DO RELEVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISES, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM UMA TURMA DO 6° ANO
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Além disso, visa compreender as abordagens presentes nos livros didáticos, e a efetividade da aplicação de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Teotônio Vilela, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada - CEPA, no Município de Maceió - AL. A Geografia Escolar desempenha um papel central na formação dos estudantes, contribuindo tanto para a construção do conhecimento geográfico quanto para o desenvolvimento da cidadania. Nesse contexto, o ensino do relevo possibilita que os educandos percebam os processos de origem das estruturas e as relações com a sociedade em diferentes escalas espaciais e temporais. Refletir sobre o ensino do relevo a partir da perspectiva geográfica, implica compreender como os alunos percebem a paisagem e como é possível estimular o desenvolvimento de estratégias cognitivas que ampliem essa interpretação da realidade, promovendo uma formação mais significativa. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica, na observação de práticas docentes e na realização de experiência didática baseada na construção de modelos tridimensionais, utilizando a argila como um recurso didático. O referencial teórico adotado baseou-se na compreensão das dinâmicas de formação do relevo e na análise de fatores naturais e antrópicos, que contribuem para a sua esculturação e degradação, sob a premissa de que a sua formação se dá por processos naturais relacionados à tectônica de placas, enquanto sua esculturação relaciona-se a fatores naturais como o clima, a dinâmica costeira, e a fatores antrópicos como o uso e ocupação do solo. O ensino do componente foi discutido sob a premissa da necessidade de contextualizar com a realidade dos estudantes, abordando as macros e microformas do relevo, percebendo as diferentes possibilidades metodológicas e a importância de sua utilização. Os resultados evidenciam que o ensino do relevo nos livros didáticos ainda se dá de forma tradicional, e sua abordagem apresenta pouca relação com a realidade local dos estudantes. No entanto, a introdução de metodologias ativas, como o uso dos modelos tridimensionais confeccionados pelos estudantes, mostrou-se eficaz no ensino aprendizagem, permitindo aos alunos interação entre teoria e prática. A pesquisa destaca a importância de estratégias didáticas diversas no ensino de Geografia, reforçando a necessidade de um ensino contextualizado e participativo, capaz de tornar os conteúdos mais acessíveis e compreensíveis para os estudantes." 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