A PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADA ATRAVÉS DA ARTE: O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DO SABER ESPACIAL
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123482 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 398 "inscrito_id" => 742 "titulo" => "A PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADA ATRAVÉS DA ARTE: O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DO SABER ESPACIAL" "resumo" => "O ensino de Geografia desempenha papel fundamental na formação de uma consciência crítica e ambiental dos estudantes. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou analisar como a arte pode ser uma ferramenta eficaz na construção do saber espacial, a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental. A atividade foi realizada na Escola Municipal Clarinópolis, através do projeto de extensão: Percepção ambiental e rede hídrica: os desafios para o futuro, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial “Profa. Dra. Sandra Baptista Cunha” da Universidade do Estado do Estado de Mato Grosso Campus Universitário “Jane Vanini”. O desenvolvimento desta ação contou com dois momentos primordiais, o primeiro envolveu uma saída de campo com os alunos, para observação da paisagem e identificação dos tipos de uso e ocupação do entorno dos córregos da região; o segundo momento, em sala de aula, consistiu na produção de mapas mentais em folhas A4, utilizando lápis de cor e borracha, nos quais os alunos expressaram suas perspectivas sobre os recursos naturais e os impactos das ações humanas no ambiente. A metodologia adotada privilegiou a expressão artística como forma de interpretação geográfica, permitindo a identificação de elementos do relevo, da vegetação e da degradação ambiental. A análise dos mapas revelou um olhar atento dos discentes para a paisagem, evidenciando, de forma simples, uma crítica à antropização dos recursos naturais e à relação entre sociedade e natureza. Os resultados deste trabalho evidenciam que a utilização da arte no ensino de Geografia potencializa a compreensão de conteúdos físico-naturais, como relevo, paisagem, urbanização e recursos hídricos, contribuindo para o desenvolvimento da percepção espacial e da consciência ambiental dos estudantes. A prática demonstrou ser uma estratégia didática significativa para a abordagem da educação ambiental no ensino fundamental, ao integrar conhecimento científico e sensibilidade artística na construção do saber geográfico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID742_TB398_26072025233728.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIELE LOPES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARIELE LOPES" "autor_email" => "ariele.lopes@unemat.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123482 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 398 "inscrito_id" => 742 "titulo" => "A PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADA ATRAVÉS DA ARTE: O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DO SABER ESPACIAL" "resumo" => "O ensino de Geografia desempenha papel fundamental na formação de uma consciência crítica e ambiental dos estudantes. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou analisar como a arte pode ser uma ferramenta eficaz na construção do saber espacial, a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental. A atividade foi realizada na Escola Municipal Clarinópolis, através do projeto de extensão: Percepção ambiental e rede hídrica: os desafios para o futuro, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial “Profa. Dra. Sandra Baptista Cunha” da Universidade do Estado do Estado de Mato Grosso Campus Universitário “Jane Vanini”. O desenvolvimento desta ação contou com dois momentos primordiais, o primeiro envolveu uma saída de campo com os alunos, para observação da paisagem e identificação dos tipos de uso e ocupação do entorno dos córregos da região; o segundo momento, em sala de aula, consistiu na produção de mapas mentais em folhas A4, utilizando lápis de cor e borracha, nos quais os alunos expressaram suas perspectivas sobre os recursos naturais e os impactos das ações humanas no ambiente. A metodologia adotada privilegiou a expressão artística como forma de interpretação geográfica, permitindo a identificação de elementos do relevo, da vegetação e da degradação ambiental. A análise dos mapas revelou um olhar atento dos discentes para a paisagem, evidenciando, de forma simples, uma crítica à antropização dos recursos naturais e à relação entre sociedade e natureza. Os resultados deste trabalho evidenciam que a utilização da arte no ensino de Geografia potencializa a compreensão de conteúdos físico-naturais, como relevo, paisagem, urbanização e recursos hídricos, contribuindo para o desenvolvimento da percepção espacial e da consciência ambiental dos estudantes. A prática demonstrou ser uma estratégia didática significativa para a abordagem da educação ambiental no ensino fundamental, ao integrar conhecimento científico e sensibilidade artística na construção do saber geográfico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID742_TB398_26072025233728.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIELE LOPES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARIELE LOPES" "autor_email" => "ariele.lopes@unemat.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }