Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

A PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADA ATRAVÉS DA ARTE: O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DO SABER ESPACIAL

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

O ensino de Geografia desempenha papel fundamental na formação de uma consciência crítica e ambiental dos estudantes. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou analisar como a arte pode ser uma ferramenta eficaz na construção do saber espacial, a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental. A atividade foi realizada na Escola Municipal Clarinópolis, através do projeto de extensão: Percepção ambiental e rede hídrica: os desafios para o futuro, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial “Profa. Dra. Sandra Baptista Cunha” da Universidade do Estado do Estado de Mato Grosso Campus Universitário “Jane Vanini”. O desenvolvimento desta ação contou com dois momentos primordiais, o primeiro envolveu uma saída de campo com os alunos, para observação da paisagem e identificação dos tipos de uso e ocupação do entorno dos córregos da região; o segundo momento, em sala de aula, consistiu na produção de mapas mentais em folhas A4, utilizando lápis de cor e borracha, nos quais os alunos expressaram suas perspectivas sobre os recursos naturais e os impactos das ações humanas no ambiente. A metodologia adotada privilegiou a expressão artística como forma de interpretação geográfica, permitindo a identificação de elementos do relevo, da vegetação e da degradação ambiental. A análise dos mapas revelou um olhar atento dos discentes para a paisagem, evidenciando, de forma simples, uma crítica à antropização dos recursos naturais e à relação entre sociedade e natureza. Os resultados deste trabalho evidenciam que a utilização da arte no ensino de Geografia potencializa a compreensão de conteúdos físico-naturais, como relevo, paisagem, urbanização e recursos hídricos, contribuindo para o desenvolvimento da percepção espacial e da consciência ambiental dos estudantes. A prática demonstrou ser uma estratégia didática significativa para a abordagem da educação ambiental no ensino fundamental, ao integrar conhecimento científico e sensibilidade artística na construção do saber geográfico.

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