Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

O USO DE MAQUETE COMO UMA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GEOMORFLOGIA ESTRUTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

Esse trabalho tem como finalidade representar as feições geomorfológicas de sulcos, ravinas e voçorocas, por meio da construção de maquetes didáticas, visando a utilização delas em sala de aula na educação básica. Sob esse viés, para a construção da maquete foram utilizados materiais como: isopor e colas para fazer a base. Assim, para a fixação e modelagem da base nas feições de sulcos, ravinas e voçorocas, foi utilizado argila, além de colocar pequenas plantas de plástico para representar áreas que são preservadas e degradadas, e para finalizar utilizou-se tintas guache para realçar os diferentes processos erosivos. Nesse contexto, os sulcos, ravinas e voçorocas são feições erosivas geomorfológicas correlacionada à remoção da vegetação e ocorre em diferentes graus de intensidade. Nesse viés, os sulcos são as primeiras representações da erosão, que ao persistir esses processos erosivos pode ocasionar ravinas e posteriormente voçorocas. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa representar as feições de 5º e 6º táxon da classificação do relevo, visto que retrata a vertente do revelo geomorfológico e suas formas associadas. Dessa forma, ao utilizar a maquete favorece o poder cognitivo dos alunos, uma vez que essas ilustrações do real em menor escala auxiliam a visualização da representação espacial e na interpretação das modificações do relevo a partir dos processos erosivos e ações antrópicas. Nesse viés, a proposta abordada colabora para uma educação mais concreta e didática, visto que promove uma melhor compreensão dos processos geomorfológicos e seus impactos ambientais. Sob essa ótica, foram utilizados conceitos teóricos de Christofoletti, para a análise geomorfológica e ambiental, permitindo assim melhores compreensões sobres as dinâmicas espaciais que ocorrem no relevo, assim, suas teorias contribuíram para um embasamento conjunto e harmônico com o tema proposto. Ademais, foi utilizado aspectos metodológicos colocados por Silva et al, em que aborda em seu artigo sobre o uso de maquete na educação básica, tendo em vista que a familiaridade dos alunos com a paisagem em questão permite integrar esse conhecimento ao ensino de geomorfologia, facilitando a assimilação de conceitos que, à primeira vista, podem parecer distantes, contribuindo assim para um ensino-aprendizagem mais didático e sólido.

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