GEOMORFOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA COMPREENDER O PROCESSO DE EROSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123826 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 895 "inscrito_id" => 1891 "titulo" => "GEOMORFOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA COMPREENDER O PROCESSO DE EROSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo apresenta uma proposta de ensino da geomorfologia voltada para estudantes do ensino fundamental, por meio da confecção de simuladores de erosão utilizando materiais recicláveis. O objetivo é facilitar a compreensão dos processos erosivos e estimular a consciência ambiental, por meio de uma atividade prática que demonstra a influência da cobertura vegetal na conservação do solo. A metodologia consistiu na elaboração de três simuladores representando diferentes cenários: solo exposto, solo com vegetação seca e solo com vegetação viva, simulando condições reais de uso e ocupação do solo. O referencial teórico destaca a importância da compreensão da morfologia do relevo, da dinâmica dos solos e da vegetação como fatores determinantes para a estabilidade ambiental. A prática permitiu aos alunos observar os efeitos da erosão hídrica e refletir sobre temas como assoreamento, poluição dos corpos hídricos e sustentabilidade. Os resultados indicam que a utilização de recursos didáticos simples, porém eficazes, pode contribuir significativamente para o processo de alfabetização científica e ecológica dos alunos. O artigo reforça a relevância da educação ambiental no contexto escolar, integrando teoria e prática na construção de saberes voltados à preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1891_TB895_26072025004457.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINALDO SILVA CALDAS" "autor_nome_curto" => "ELINALDO CALDAS" "autor_email" => "elinaldo.caldas@ananindeua.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123826 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 895 "inscrito_id" => 1891 "titulo" => "GEOMORFOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA COMPREENDER O PROCESSO DE EROSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo apresenta uma proposta de ensino da geomorfologia voltada para estudantes do ensino fundamental, por meio da confecção de simuladores de erosão utilizando materiais recicláveis. O objetivo é facilitar a compreensão dos processos erosivos e estimular a consciência ambiental, por meio de uma atividade prática que demonstra a influência da cobertura vegetal na conservação do solo. A metodologia consistiu na elaboração de três simuladores representando diferentes cenários: solo exposto, solo com vegetação seca e solo com vegetação viva, simulando condições reais de uso e ocupação do solo. O referencial teórico destaca a importância da compreensão da morfologia do relevo, da dinâmica dos solos e da vegetação como fatores determinantes para a estabilidade ambiental. A prática permitiu aos alunos observar os efeitos da erosão hídrica e refletir sobre temas como assoreamento, poluição dos corpos hídricos e sustentabilidade. Os resultados indicam que a utilização de recursos didáticos simples, porém eficazes, pode contribuir significativamente para o processo de alfabetização científica e ecológica dos alunos. O artigo reforça a relevância da educação ambiental no contexto escolar, integrando teoria e prática na construção de saberes voltados à preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1891_TB895_26072025004457.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINALDO SILVA CALDAS" "autor_nome_curto" => "ELINALDO CALDAS" "autor_email" => "elinaldo.caldas@ananindeua.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }