Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124165
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 247
    "inscrito_id" => 1705
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA"
    "resumo" => "Este estudo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia metodológica no ensino de Geografia, considerando os desafios e potencialidades de sua integração no contexto escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica, são analisadas contribuições teóricas clássicas e contemporâneas que discutem as transformações na prática docente frente às demandas da sociedade da informação. Os resultados apontam que as TDIC promovem mudanças significativas nas práticas pedagógicas, contribuindo para o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento do pensamento crítico e a ampliação da compreensão de fenômenos geográficos. Recursos como softwares de mapeamento, aplicativos de geolocalização e plataformas interativas fortalecem o trabalho interdisciplinar e tornam o ensino mais atrativo. Contudo, a pesquisa também evidencia entraves como a resistência de docentes, a ausência de formação adequada e as desigualdades no acesso às tecnologias. Nesse cenário, a formação continuada dos professores emerge como fator essencial para a mediação consciente e eficaz das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a incorporação significativa das TDIC no ensino de Geografia exige não apenas infraestrutura e acesso, mas também um olhar pedagógico crítico e reflexivo, capaz de transformar tais recursos em instrumentos de aprendizagem significativa, contribuindo assim, para uma educação geográfica mais inclusiva, democrática e alinhada às exigências contemporâneas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1705_TB247_06102025081505.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DE SOUSA CASSIANO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "danielle.cassiano@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124165
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 247
    "inscrito_id" => 1705
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA"
    "resumo" => "Este estudo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia metodológica no ensino de Geografia, considerando os desafios e potencialidades de sua integração no contexto escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica, são analisadas contribuições teóricas clássicas e contemporâneas que discutem as transformações na prática docente frente às demandas da sociedade da informação. Os resultados apontam que as TDIC promovem mudanças significativas nas práticas pedagógicas, contribuindo para o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento do pensamento crítico e a ampliação da compreensão de fenômenos geográficos. Recursos como softwares de mapeamento, aplicativos de geolocalização e plataformas interativas fortalecem o trabalho interdisciplinar e tornam o ensino mais atrativo. Contudo, a pesquisa também evidencia entraves como a resistência de docentes, a ausência de formação adequada e as desigualdades no acesso às tecnologias. Nesse cenário, a formação continuada dos professores emerge como fator essencial para a mediação consciente e eficaz das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a incorporação significativa das TDIC no ensino de Geografia exige não apenas infraestrutura e acesso, mas também um olhar pedagógico crítico e reflexivo, capaz de transformar tais recursos em instrumentos de aprendizagem significativa, contribuindo assim, para uma educação geográfica mais inclusiva, democrática e alinhada às exigências contemporâneas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1705_TB247_06102025081505.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DE SOUSA CASSIANO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "danielle.cassiano@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este estudo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia metodológica no ensino de Geografia, considerando os desafios e potencialidades de sua integração no contexto escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica, são analisadas contribuições teóricas clássicas e contemporâneas que discutem as transformações na prática docente frente às demandas da sociedade da informação. Os resultados apontam que as TDIC promovem mudanças significativas nas práticas pedagógicas, contribuindo para o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento do pensamento crítico e a ampliação da compreensão de fenômenos geográficos. Recursos como softwares de mapeamento, aplicativos de geolocalização e plataformas interativas fortalecem o trabalho interdisciplinar e tornam o ensino mais atrativo. Contudo, a pesquisa também evidencia entraves como a resistência de docentes, a ausência de formação adequada e as desigualdades no acesso às tecnologias. Nesse cenário, a formação continuada dos professores emerge como fator essencial para a mediação consciente e eficaz das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a incorporação significativa das TDIC no ensino de Geografia exige não apenas infraestrutura e acesso, mas também um olhar pedagógico crítico e reflexivo, capaz de transformar tais recursos em instrumentos de aprendizagem significativa, contribuindo assim, para uma educação geográfica mais inclusiva, democrática e alinhada às exigências contemporâneas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.