Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

QUEM PRODUZ O ESPAÇO URBANO? A INSERÇÃO DA PLATAFORMA AIRBNB NA ÁREA DE DELIMITAÇÃO DO PROGRAMA REVIVER CENTRO

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Historicamente, as áreas centrais se destacam pela presença expressiva de comércios e serviços, porém, esse cenário se modificou com a expansão horizontal das cidades, ao longo do século XX. Esta mudança gerou o processo de esvaziamento das áreas centrais. Considerando a cidade do Rio de Janeiro, recentemente, o processo foi aprofundado pela Pandemia da Covid-19. Com o objetivo de conter o esvaziamento, foi aprovado o Programa Reviver Centro, que se utiliza da Operação Interligada para alcançar este objetivo. Este dispositivo permite que o município conceda mudanças nas regras urbanísticas quando agentes privados pagam uma contrapartida financeira e constroem na área de delimitação do Programa. Ao analisar os licenciamentos realizados, é válido refletir se eles estão sendo destinados à moradia permanente e ao avaliar suas propagandas, questiona-se se os imóveis não estão sendo tratados como um investimento destinado, sobretudo, ao aluguel de curta temporada em plataformas, como o Airbnb. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar como o espaço urbano está sendo produzido a partir da ação simultânea da plataforma do Airbnb e do município do Rio de Janeiro na área de delimitação do Programa, considerando os 12 licenciamentos realizados entre março de 2022 e fevereiro de 2025. A partir dos dados dos licenciamentos exibidos nos Relatórios Mensais de Acompanhamento do Reviver Centro, fornecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, somados aos dados do portal Airbnb Inside, que disponibilizam os dados do site do Airbnb, os resultados preliminares indicam, que existem áreas de concentração dos anúncios da plataforma Airbnb, dentro da delimitação de setores da Operação Interligada. Um dos setores com maior número de licenças obtidas, está entre os setores com concentração de anúncios que têm menos expressividade. Nota-se então, que existem dois atores que produzem este espaço urbano, com interesses distintos para uma mesma delimitação.

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