A PRÁTICA DO TAMBOR DE CRIOULA POR MULHERES NEGRAS NO/DO QUILOMBO SANTO ANTÔNIO DOS SARDINHAS, EM LIMA CAMPOS/MA
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A justificativa desse trabalho está alicerçada na necessidade de se entender a dinâmica cultura e territorial, a partir da abordagem geográfica, tendo por foco as praticantes endógenas e sua representatividade enquanto mulher negra quilombola (Ratts, 2004). O objetivo geral apresentar a organização do tambor de crioula da comunidade quilombola Santo Antônio dos Sardinhas, evidenciando como a oralidade se dá enquanto mecanismo de comunicação fundamental entre as mulheres e os demais moradores, no território. A pesquisa ocorreu em três etapas: levantamento bibliográfico, trabalho de campo com entrevistas semiestruturadas durante o festejo de Santo Antônio em 2023 com 10 mulheres, e interpretação/escrita articulando as etapas. A proximidade com a comunidade ao longo dos anos, possibilitou uma entrada amigável e de acolhimento no território. O tambor de crioula destaca-se como uma das modalidades mais difundidas e ativas no cotidiano (Ramassote, 2012). 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