Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O ACOLHIMENTO DE MIGRANTES HAITIANOS EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ESTUDO DE TOLEDO - PR

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O estudo aborda os desafios e estratégias de acolhimento de crianças haitianas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Toledo, Paraná, diante do aumento da imigração haitiana no Brasil. Com base em dados do Censo Escolar de 2016, observa-se um crescimento significativo de matrículas de alunos estrangeiros, impulsionando a necessidade de políticas educacionais inclusivas. Apesar da ausência de dados sistematizados na rede municipal, um levantamento manual identificou 197 crianças haitianas matriculadas nos 31 CMEIs do Município.? A pesquisa utilizou revisão bibliográfica e visitas a 6 CMEIs com maior número de crianças migrantes, realizando entrevistas com diretoras, coordenadoras e representantes da entidade Embaixada Solidária. Os resultados preliminares destacam a barreira linguística como principal desafio, dificultando a comunicação entre crianças, educadores e famílias, e impactando negativamente a integração e o desenvolvimento social dos alunos. Além disso, diferenças culturais, como hábitos alimentares e formas de interação social, exigem dos educadores uma postura sensível e informada.? A ausência de políticas públicas estruturadas e orientações pedagógicas claras para lidar com a diversidade cultural compromete a eficácia do processo educativo e o sentimento de pertencimento dessas crianças à comunidade escolar. Diante disso, destaca-se a importância de um currículo que valorize a diversidade cultural e promova a inclusão por meio da formação continuada dos profissionais da educação e do fortalecimento de políticas públicas. A escola é apontada como espaço fundamental para combater o preconceito e a xenofobia, garantindo a todas as crianças, independentemente de sua origem nacional, o direito à aprendizagem, ao respeito e à dignidade.

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