Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A RETOMADA INDÍGENA COMO RESISTÊNCIA AO EPISTEMICÍDIO: CORPO-TERRITÓRIO, BEM-VIVER E COLONIALISMO

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O artigo analisa criticamente como o colonialismo e o capitalismo, em sua atuação histórica e contemporânea sobre os povos indígenas, operam um processo sistemático de epistemicídio — a supressão, marginalização e subordinação dos saberes originários. A partir de uma abordagem metodológica fundamentada no materialismo histórico dialético, no anticolonialismo e no contracolonialismo, o estudo investiga como os conhecimentos indígenas são apropriados de forma subordinada pelas lógicas do capital e convertidos em mercadoria intelectual. Nesse ensejo, a geografia, como campo do saber, é problematizada por sua conivência com a reprodução de paradigmas eurocêntricos, que silenciam e invisibilizam a diversidade epistêmica dos povos originários. Da mesma forma, o artigo eleva o conceito de corpo-território e bem-viver como pilares de resistência anticapitalista e contracolonial, não apenas como categorias meramente filosóficas, mas como práticas de existência e insurgência frente à monocultura epistêmica e territorial imposta pelo sistema capitalista. Ressaltamos a importância da retomada indígena — tanto territorial quanto epistemológica — como forma de resistência e reexistência ao capital, seja por meio da educação diferenciada, da produção acadêmica indígena, da etnogênese ou da afirmação de identidades indígenas nas cidades. Concluímos que combater o epistemicídio exige romper com as estruturas coloniais e capitalistas, implicando uma profunda transformação da universidade e dos currículos escolares. Dessa forma, defendemos a ampliação de políticas públicas que garantam o acesso e protagonismo intervencionista indígena nos espaços acadêmicos, além da criação de redes de partilha horizontal de saberes. Em síntese, propomos a construção de um futuro ancestral, guiado pelos saberes e práticas dos povos indígenas.

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