GEOGRAFIA DO COTIDIANO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM USO DE GEOTECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E POPULARIZAÇÃO DO SABER
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124504 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1030 "inscrito_id" => 2787 "titulo" => "GEOGRAFIA DO COTIDIANO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM USO DE GEOTECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E POPULARIZAÇÃO DO SABER" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma proposta metodológica vinculada ao projeto Geografia do Cotidiano, desenvolvido na Unespar – Campo Mourão, com foco na valorização da Geografia como ciência crítica e acessível. Partindo da constatação de que a disciplina ainda é percebida de forma reducionista, o projeto busca aproximar o saber geográfico do cotidiano das pessoas, utilizando mídias digitais e geotecnologias como ferramentas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão. A metodologia combina abordagens qualitativas e quantitativas, com aplicação de questionários e entrevistas a estudantes e professores, além da análise de perfis em redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube) que promovem conteúdos geográficos. A proposta já resultou em ações práticas, como a transformação de trabalhos de campo em postagens informativas, o uso de infográficos, story maps e visualizações interativas, com impacto positivo na percepção pública da Geografia. Autores como Milton Santos, Castellar e Massarani embasam teoricamente a importância de uma Geografia conectada ao espaço vivido, crítica e comunicável. Os primeiros resultados apontam que as redes sociais ampliam o alcance do conhecimento, atraindo inclusive futuros estudantes, e reforçam o papel da universidade pública na democratização da ciência. A continuidade do projeto prevê aprofundamento da análise dos dados e expansão da produção de conteúdos digitais, contribuindo para a valorização da Geografia enquanto instrumento de leitura e transformação da realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV223_ID2787_TB1030_31102025095624.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ROQUEJANI DONATO" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.donato@ies.unespar.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124504 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1030 "inscrito_id" => 2787 "titulo" => "GEOGRAFIA DO COTIDIANO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM USO DE GEOTECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E POPULARIZAÇÃO DO SABER" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma proposta metodológica vinculada ao projeto Geografia do Cotidiano, desenvolvido na Unespar – Campo Mourão, com foco na valorização da Geografia como ciência crítica e acessível. Partindo da constatação de que a disciplina ainda é percebida de forma reducionista, o projeto busca aproximar o saber geográfico do cotidiano das pessoas, utilizando mídias digitais e geotecnologias como ferramentas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão. A metodologia combina abordagens qualitativas e quantitativas, com aplicação de questionários e entrevistas a estudantes e professores, além da análise de perfis em redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube) que promovem conteúdos geográficos. A proposta já resultou em ações práticas, como a transformação de trabalhos de campo em postagens informativas, o uso de infográficos, story maps e visualizações interativas, com impacto positivo na percepção pública da Geografia. Autores como Milton Santos, Castellar e Massarani embasam teoricamente a importância de uma Geografia conectada ao espaço vivido, crítica e comunicável. Os primeiros resultados apontam que as redes sociais ampliam o alcance do conhecimento, atraindo inclusive futuros estudantes, e reforçam o papel da universidade pública na democratização da ciência. A continuidade do projeto prevê aprofundamento da análise dos dados e expansão da produção de conteúdos digitais, contribuindo para a valorização da Geografia enquanto instrumento de leitura e transformação da realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV223_ID2787_TB1030_31102025095624.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ROQUEJANI DONATO" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.donato@ies.unespar.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }