Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O OLHAR DE VISITA AO MUSEU DO CANGAÇO, UMA FORMA DE COMPREENDER O CONTEXTO HISTÓRICO E COMO PERCEBER A QUÍMICA ENVOLVIDA EM SEUS OBJETOS E MATERIAIS UTILIZADOS NO CANGAÇO PARA PRODUÇÃO DE FAZEREM SEUS PRÓPRIOS ALIMENTOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse projeto tem como objetivo de incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Médio a se envolverem com a contextualização sobre o patrimônio histórico e cultural de Triunfo–PE, usando o Museu do Cangaço para se conectar aos conceitos de química com a história local. Ao relacionar com a química visando a cultura e os patrimônios locais, nisso podemos observar nele proposto como a química estar relacionada com o cangaço, usando inúmeras opções de ser trabalhadas como, por exemplo, química dos produtos naturais, química orgânica, inorgânica, ambiental, entre outros tipos, podendo ver a importância da química no cangaço. Baseando assim na história de lampião e seu bando de como eles sobreviviam na catinga e em outras regiões sem o atendimento básico para curar suas feridas, usando apenas de seu conhecimento básico e de ensinamentos passados para eles pelos seus ancestrais, isso podemos demostrar que a química ambiental, produtos naturais e orgânica, se encaixa perfeitamente nesses pré-requisitos, nisso podemos mostrar aos alunos como as substâncias reagem ao nosso corpo, mostrando a sua composição e enfatizar a usar medicamentos naturais. Com tudo, a importância de usarmos como exemplo o lampião e seus jagunços, unindo a química, a cultura e os patrimônios regionais. O projeto propõe uma sequência didática baseada na investigação e na contextualização do patrimônio histórico e cultural do museu, para ensinar conceitos das reações químicas aos estudantes. As atividades foram elaboradas a partir da visita técnica ao museu, com base em suas observações ao museu e ao experimento demonstrativo investigativo sobre as reações químicas, utilizando materiais de baixo custo. Dessa forma, propomos uma sequência didática fundamentada no processo investigativo e na contextualização do patrimônio histórico e cultural do museu do cangaço, para o ensino-aprendizagem dos estudantes com os conceitos das reações químicas. As atividades foram elaboradas, a partir da contextualização do patrimônio histórico, cultural do museu do cangaço, tendo como base o conceito de reações químicas. Cada equipe de estudantes efetivou o seu grupo do qual ficou encarregado, respondendo às respectivas perguntas conduzidas, tanto com as observações do experimento quanto à situação-problema proposta como parte da investigação. Sendo assim, os estudantes conseguiram evidenciar os critérios previamente definidos em suas falas na apresentação do experimento e na resolução da situação problema.

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