Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERAÇÃO TECNOLÓGICA: UM MARCO PARA A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129116
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 3656
    "titulo" => "INTERAÇÃO TECNOLÓGICA: UM MARCO PARA A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO"
    "resumo" => "A pesquisa propõe o conceito inédito de "interação tecnológica", fundamentado na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007), para descrever as dinâmicas de interação mediadas por tecnologias digitais em ambientes virtuais. Diferentemente de outros mediadores culturais, as ferramentas digitais, como algoritmos, interfaces e realidades mistas, não apenas facilitam, mas também configuram os contextos sociais e cognitivos nos quais ocorrem as interações humanas. A análise metodológica incluiu revisão teórica sobre interações digitais e observação de ambientes como plataformas de aprendizagem (Moodle, Canvas, Google Classroom), redes sociais e jogos digitais. Esses espaços destacam-se por fomentar criatividade, colaboração e construção de conhecimento compartilhado, transcendendo barreiras geográficas e promovendo inclusão educacional. Resultados preliminares indicam que a "interação tecnológica" é um fenômeno bidirecional, no qual ferramentas digitais moldam as interações humanas, ao mesmo tempo em que são influenciadas por elas, criando dinâmicas inovadoras de aprendizado e socialização. Além disso, os espaços digitais analisados revelam potencial para democratizar o acesso ao conhecimento, mas apontam desafios como a divisão digital e os impactos dos algoritmos na formação de bolhas informacionais. Conclui-se que o conceito de "interação tecnológica" oferece uma lente teórica e prática poderosa para compreender e reconfigurar as relações humanas no contexto digital, com implicações para o design de ferramentas mais inclusivas, a promoção de aprendizagens colaborativas e a construção de significados compartilhados. Este trabalho reforça a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para integrar psicologia, educação e tecnologia no enfrentamento dos desafios e no aproveitamento das potencialidades da era digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3656_TB121_20012025152955.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANGELO FIOROT JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSE"
    "autor_email" => "zanfiorot@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129116
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 3656
    "titulo" => "INTERAÇÃO TECNOLÓGICA: UM MARCO PARA A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO"
    "resumo" => "A pesquisa propõe o conceito inédito de "interação tecnológica", fundamentado na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007), para descrever as dinâmicas de interação mediadas por tecnologias digitais em ambientes virtuais. Diferentemente de outros mediadores culturais, as ferramentas digitais, como algoritmos, interfaces e realidades mistas, não apenas facilitam, mas também configuram os contextos sociais e cognitivos nos quais ocorrem as interações humanas. A análise metodológica incluiu revisão teórica sobre interações digitais e observação de ambientes como plataformas de aprendizagem (Moodle, Canvas, Google Classroom), redes sociais e jogos digitais. Esses espaços destacam-se por fomentar criatividade, colaboração e construção de conhecimento compartilhado, transcendendo barreiras geográficas e promovendo inclusão educacional. Resultados preliminares indicam que a "interação tecnológica" é um fenômeno bidirecional, no qual ferramentas digitais moldam as interações humanas, ao mesmo tempo em que são influenciadas por elas, criando dinâmicas inovadoras de aprendizado e socialização. Além disso, os espaços digitais analisados revelam potencial para democratizar o acesso ao conhecimento, mas apontam desafios como a divisão digital e os impactos dos algoritmos na formação de bolhas informacionais. Conclui-se que o conceito de "interação tecnológica" oferece uma lente teórica e prática poderosa para compreender e reconfigurar as relações humanas no contexto digital, com implicações para o design de ferramentas mais inclusivas, a promoção de aprendizagens colaborativas e a construção de significados compartilhados. Este trabalho reforça a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para integrar psicologia, educação e tecnologia no enfrentamento dos desafios e no aproveitamento das potencialidades da era digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3656_TB121_20012025152955.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANGELO FIOROT JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSE"
    "autor_email" => "zanfiorot@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa propõe o conceito inédito de "interação tecnológica", fundamentado na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007), para descrever as dinâmicas de interação mediadas por tecnologias digitais em ambientes virtuais. Diferentemente de outros mediadores culturais, as ferramentas digitais, como algoritmos, interfaces e realidades mistas, não apenas facilitam, mas também configuram os contextos sociais e cognitivos nos quais ocorrem as interações humanas. A análise metodológica incluiu revisão teórica sobre interações digitais e observação de ambientes como plataformas de aprendizagem (Moodle, Canvas, Google Classroom), redes sociais e jogos digitais. Esses espaços destacam-se por fomentar criatividade, colaboração e construção de conhecimento compartilhado, transcendendo barreiras geográficas e promovendo inclusão educacional. Resultados preliminares indicam que a "interação tecnológica" é um fenômeno bidirecional, no qual ferramentas digitais moldam as interações humanas, ao mesmo tempo em que são influenciadas por elas, criando dinâmicas inovadoras de aprendizado e socialização. Além disso, os espaços digitais analisados revelam potencial para democratizar o acesso ao conhecimento, mas apontam desafios como a divisão digital e os impactos dos algoritmos na formação de bolhas informacionais. Conclui-se que o conceito de "interação tecnológica" oferece uma lente teórica e prática poderosa para compreender e reconfigurar as relações humanas no contexto digital, com implicações para o design de ferramentas mais inclusivas, a promoção de aprendizagens colaborativas e a construção de significados compartilhados. Este trabalho reforça a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para integrar psicologia, educação e tecnologia no enfrentamento dos desafios e no aproveitamento das potencialidades da era digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.