Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LENDO EM CASA: FORTALECENDO LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA ATRAVÉS DA LEITURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129148
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 4161
    "titulo" => "LENDO EM CASA: FORTALECENDO LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA ATRAVÉS DA LEITURA"
    "resumo" => "Este projeto teve como objetivo geral desenvolver e fortalecer o hábito da leitura entre os estudantes, promovendo uma experiência significativa e compartilhada entre o ambiente escolar e familiar. Os objetivos específicos foram: motivar os alunos a lerem regularmente em casa, criando uma rotina de leitura com a família; promover atividades de leitura compartilhada entre pais e filhos, facilitando momentos de união e diálogo; e propor o conhecimento de diversos gêneros literários e autores. O projeto trata-se de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, que surgiu como uma resposta às demandas contemporâneas da educação, visando transformar a leitura em uma prática enriquecedora que transcende os limites da sala de aula. Além disso, ele se alinha às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As ações foram desenvolvidas com alunos do 2º ano do ensino fundamental, que estão em fase de alfabetização, ocorrendo em quatro etapas: Etapa 1: Escolha do livro na escola, com uma visita à biblioteca para o primeiro contato com os livros. Etapa 2: Fichas de Atividades: após a escolha do livro, cada aluno recebeu uma ficha de atividades; ao final do projeto, todas as fichas produzidas pelos alunos foram anexadas para a criação de um livro. Etapa 3: Leitura em Família: na sexta-feira, os alunos levavam o livro e a ficha para casa, onde realizavam a leitura junto com a família. Etapa 4: Retorno à escola e compartilhamento em sala de aula. Assim, durante o desenvolvimento do projeto, foi possível perceber uma melhora significativa na motivação e no rendimento escolar. A escola recebeu relatos importantes e positivos de mães e pais que perceberam o interesse e o entusiasmo das crianças, que a cada semana precisavam ir à biblioteca buscar um novo livro para o projeto, impulsionando ainda mais o prazer e o hábito da leitura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4161_TB168_25012025142828.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILA FEITOSA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ILA FEITOSA"
    "autor_email" => "ila.ila.rr@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129148
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 4161
    "titulo" => "LENDO EM CASA: FORTALECENDO LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA ATRAVÉS DA LEITURA"
    "resumo" => "Este projeto teve como objetivo geral desenvolver e fortalecer o hábito da leitura entre os estudantes, promovendo uma experiência significativa e compartilhada entre o ambiente escolar e familiar. Os objetivos específicos foram: motivar os alunos a lerem regularmente em casa, criando uma rotina de leitura com a família; promover atividades de leitura compartilhada entre pais e filhos, facilitando momentos de união e diálogo; e propor o conhecimento de diversos gêneros literários e autores. O projeto trata-se de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, que surgiu como uma resposta às demandas contemporâneas da educação, visando transformar a leitura em uma prática enriquecedora que transcende os limites da sala de aula. Além disso, ele se alinha às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As ações foram desenvolvidas com alunos do 2º ano do ensino fundamental, que estão em fase de alfabetização, ocorrendo em quatro etapas: Etapa 1: Escolha do livro na escola, com uma visita à biblioteca para o primeiro contato com os livros. Etapa 2: Fichas de Atividades: após a escolha do livro, cada aluno recebeu uma ficha de atividades; ao final do projeto, todas as fichas produzidas pelos alunos foram anexadas para a criação de um livro. Etapa 3: Leitura em Família: na sexta-feira, os alunos levavam o livro e a ficha para casa, onde realizavam a leitura junto com a família. Etapa 4: Retorno à escola e compartilhamento em sala de aula. Assim, durante o desenvolvimento do projeto, foi possível perceber uma melhora significativa na motivação e no rendimento escolar. A escola recebeu relatos importantes e positivos de mães e pais que perceberam o interesse e o entusiasmo das crianças, que a cada semana precisavam ir à biblioteca buscar um novo livro para o projeto, impulsionando ainda mais o prazer e o hábito da leitura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4161_TB168_25012025142828.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILA FEITOSA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ILA FEITOSA"
    "autor_email" => "ila.ila.rr@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este projeto teve como objetivo geral desenvolver e fortalecer o hábito da leitura entre os estudantes, promovendo uma experiência significativa e compartilhada entre o ambiente escolar e familiar. Os objetivos específicos foram: motivar os alunos a lerem regularmente em casa, criando uma rotina de leitura com a família; promover atividades de leitura compartilhada entre pais e filhos, facilitando momentos de união e diálogo; e propor o conhecimento de diversos gêneros literários e autores. O projeto trata-se de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, que surgiu como uma resposta às demandas contemporâneas da educação, visando transformar a leitura em uma prática enriquecedora que transcende os limites da sala de aula. Além disso, ele se alinha às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As ações foram desenvolvidas com alunos do 2º ano do ensino fundamental, que estão em fase de alfabetização, ocorrendo em quatro etapas: Etapa 1: Escolha do livro na escola, com uma visita à biblioteca para o primeiro contato com os livros. Etapa 2: Fichas de Atividades: após a escolha do livro, cada aluno recebeu uma ficha de atividades; ao final do projeto, todas as fichas produzidas pelos alunos foram anexadas para a criação de um livro. Etapa 3: Leitura em Família: na sexta-feira, os alunos levavam o livro e a ficha para casa, onde realizavam a leitura junto com a família. Etapa 4: Retorno à escola e compartilhamento em sala de aula. Assim, durante o desenvolvimento do projeto, foi possível perceber uma melhora significativa na motivação e no rendimento escolar. A escola recebeu relatos importantes e positivos de mães e pais que perceberam o interesse e o entusiasmo das crianças, que a cada semana precisavam ir à biblioteca buscar um novo livro para o projeto, impulsionando ainda mais o prazer e o hábito da leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.