OS VÍNCULOS AFETIVOS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SEUS ALUNOS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO CONFESSIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129221 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 5046 "titulo" => "OS VÍNCULOS AFETIVOS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SEUS ALUNOS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO CONFESSIONAL" "resumo" => "O estudo procurou compreender os significados e os sentidos que os professores de matemática de uma escola confessional atribuem à afetividade nas relações de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola privada confessional da cidade de São Paulo e os sujeitos da pesquisa foram os professores da instituição que lecionam no ensino fundamental II. A fundamentação teórica baseia-se na teoria da afetividade de Henri Wallon (2017), circunscrito ao contexto de formação da escola a partir dos Pilares da Educação Salesiana descritos por Tarcisio Scaramussa (1993), e por fim, na relação entre matemática e afetividade de Maria Gomez Chacón (2003). A coleta de dados foi realizada por meio de formulário Google Forms para a análise de perfil e a realização de entrevistas semiestruturada. As respostas foram categorizadas e a análise feita a partir desses dados. Os resultados apontam que os professores compreendem que a afetividade é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, assim como a criação dos vínculos afetivos são necessários para qualquer que seja a estratégia pedagógica aplicada em sala de aula. Por fim, a proposta é apresentar os resultados da pesquisa aos sujeitos e estimular as reflexões acerca do tema." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5046_TB268_06022025124350.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS" "autor_email" => "carlosmatimao@hotmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129221 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 5046 "titulo" => "OS VÍNCULOS AFETIVOS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SEUS ALUNOS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO CONFESSIONAL" "resumo" => "O estudo procurou compreender os significados e os sentidos que os professores de matemática de uma escola confessional atribuem à afetividade nas relações de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola privada confessional da cidade de São Paulo e os sujeitos da pesquisa foram os professores da instituição que lecionam no ensino fundamental II. A fundamentação teórica baseia-se na teoria da afetividade de Henri Wallon (2017), circunscrito ao contexto de formação da escola a partir dos Pilares da Educação Salesiana descritos por Tarcisio Scaramussa (1993), e por fim, na relação entre matemática e afetividade de Maria Gomez Chacón (2003). A coleta de dados foi realizada por meio de formulário Google Forms para a análise de perfil e a realização de entrevistas semiestruturada. As respostas foram categorizadas e a análise feita a partir desses dados. Os resultados apontam que os professores compreendem que a afetividade é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, assim como a criação dos vínculos afetivos são necessários para qualquer que seja a estratégia pedagógica aplicada em sala de aula. Por fim, a proposta é apresentar os resultados da pesquisa aos sujeitos e estimular as reflexões acerca do tema." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5046_TB268_06022025124350.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS" "autor_email" => "carlosmatimao@hotmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }