Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS VÍNCULOS AFETIVOS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SEUS ALUNOS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO CONFESSIONAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129221
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 5046
    "titulo" => "OS VÍNCULOS AFETIVOS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SEUS ALUNOS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO CONFESSIONAL"
    "resumo" => "O estudo procurou compreender os significados e os sentidos que os professores de matemática de uma escola confessional atribuem à afetividade nas relações de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola privada confessional da cidade de São Paulo e os sujeitos da pesquisa foram os professores da instituição que lecionam no ensino fundamental II. A fundamentação teórica baseia-se na teoria da afetividade de Henri Wallon (2017), circunscrito ao contexto de formação da escola a partir dos Pilares da Educação Salesiana descritos por Tarcisio Scaramussa (1993), e por fim, na relação entre matemática e afetividade de Maria Gomez Chacón (2003). A coleta de dados foi realizada por meio de formulário Google Forms para a análise de perfil e a realização de entrevistas semiestruturada. As respostas foram categorizadas e a análise feita a partir desses dados. Os resultados apontam que os professores compreendem que a afetividade é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, assim como a criação dos vínculos afetivos são necessários para qualquer que seja a estratégia pedagógica aplicada em sala de aula. Por fim, a proposta é apresentar os resultados da pesquisa aos sujeitos e estimular as reflexões acerca do tema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5046_TB268_06022025124350.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS"
    "autor_email" => "carlosmatimao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129221
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 5046
    "titulo" => "OS VÍNCULOS AFETIVOS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SEUS ALUNOS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO CONFESSIONAL"
    "resumo" => "O estudo procurou compreender os significados e os sentidos que os professores de matemática de uma escola confessional atribuem à afetividade nas relações de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola privada confessional da cidade de São Paulo e os sujeitos da pesquisa foram os professores da instituição que lecionam no ensino fundamental II. A fundamentação teórica baseia-se na teoria da afetividade de Henri Wallon (2017), circunscrito ao contexto de formação da escola a partir dos Pilares da Educação Salesiana descritos por Tarcisio Scaramussa (1993), e por fim, na relação entre matemática e afetividade de Maria Gomez Chacón (2003). A coleta de dados foi realizada por meio de formulário Google Forms para a análise de perfil e a realização de entrevistas semiestruturada. As respostas foram categorizadas e a análise feita a partir desses dados. Os resultados apontam que os professores compreendem que a afetividade é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, assim como a criação dos vínculos afetivos são necessários para qualquer que seja a estratégia pedagógica aplicada em sala de aula. Por fim, a proposta é apresentar os resultados da pesquisa aos sujeitos e estimular as reflexões acerca do tema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5046_TB268_06022025124350.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS"
    "autor_email" => "carlosmatimao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo procurou compreender os significados e os sentidos que os professores de matemática de uma escola confessional atribuem à afetividade nas relações de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola privada confessional da cidade de São Paulo e os sujeitos da pesquisa foram os professores da instituição que lecionam no ensino fundamental II. A fundamentação teórica baseia-se na teoria da afetividade de Henri Wallon (2017), circunscrito ao contexto de formação da escola a partir dos Pilares da Educação Salesiana descritos por Tarcisio Scaramussa (1993), e por fim, na relação entre matemática e afetividade de Maria Gomez Chacón (2003). A coleta de dados foi realizada por meio de formulário Google Forms para a análise de perfil e a realização de entrevistas semiestruturada. As respostas foram categorizadas e a análise feita a partir desses dados. Os resultados apontam que os professores compreendem que a afetividade é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, assim como a criação dos vínculos afetivos são necessários para qualquer que seja a estratégia pedagógica aplicada em sala de aula. Por fim, a proposta é apresentar os resultados da pesquisa aos sujeitos e estimular as reflexões acerca do tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.