DESAFIOS AO ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DE ADMINISTRAÇÃO, NO IFBA CAMPUS JUAZEIRO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129244 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 299 "inscrito_id" => 5117 "titulo" => "DESAFIOS AO ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DE ADMINISTRAÇÃO, NO IFBA CAMPUS JUAZEIRO" "resumo" => "Este estudo visa apresentar a visão de professores de matemática do Instituto Federal da Bahia, campus Juazeiro, sobre os desafios de ensinar matemática para os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio. As motivações do estudo surgem de reflexões apresentadas por estudantes e professores nas reuniões dos conselhos de classe. Dentre os relatos apresentados estão as lacunas de aprendizagem em conteúdos estudados em anos anteriores, o excesso de componentes curriculares por ano que são ofertados pelo curso acarretando sobre carga para os estudantes, a ementa extensa para poucas aulas semanais de matemática, dentre outras situações destacadas. Para este estudo adotou-se a metodologia de pesquisa qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista e aplicação de questionário para coletar dado sobre os desafios que os professores têm de lecionar matemática para os estudantes do Ensino Técnico Integrado de Administração do IFBA, campus Juazeiro. As informações coletadas foram analisadas mediante as concepções da fenomenologia. Assim constatou-se que os desafios apontados pelos professores são os mesmos apresentados nas reuniões do conselho de classe. Na perspectiva de minimizar esses impactos foram evidenciados a necessidade de mapear as escolas de onde os estudantes são oriundas e realizar parcerias para reflexões e estudos a cerca do processo de ensino e aprendizagem de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5117_TB299_09022025143851.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO BATISTA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOAO BATISTA RO" "autor_email" => "jobval3@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129244 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 299 "inscrito_id" => 5117 "titulo" => "DESAFIOS AO ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DE ADMINISTRAÇÃO, NO IFBA CAMPUS JUAZEIRO" "resumo" => "Este estudo visa apresentar a visão de professores de matemática do Instituto Federal da Bahia, campus Juazeiro, sobre os desafios de ensinar matemática para os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio. As motivações do estudo surgem de reflexões apresentadas por estudantes e professores nas reuniões dos conselhos de classe. Dentre os relatos apresentados estão as lacunas de aprendizagem em conteúdos estudados em anos anteriores, o excesso de componentes curriculares por ano que são ofertados pelo curso acarretando sobre carga para os estudantes, a ementa extensa para poucas aulas semanais de matemática, dentre outras situações destacadas. Para este estudo adotou-se a metodologia de pesquisa qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista e aplicação de questionário para coletar dado sobre os desafios que os professores têm de lecionar matemática para os estudantes do Ensino Técnico Integrado de Administração do IFBA, campus Juazeiro. As informações coletadas foram analisadas mediante as concepções da fenomenologia. Assim constatou-se que os desafios apontados pelos professores são os mesmos apresentados nas reuniões do conselho de classe. Na perspectiva de minimizar esses impactos foram evidenciados a necessidade de mapear as escolas de onde os estudantes são oriundas e realizar parcerias para reflexões e estudos a cerca do processo de ensino e aprendizagem de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5117_TB299_09022025143851.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO BATISTA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOAO BATISTA RO" "autor_email" => "jobval3@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }