PRÁTICAS DE ENSINO EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE DE FERRAMENTAS DIGITAIS: ALGUMAS POSSIBILIDADES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129271 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 333 "inscrito_id" => 5246 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE DE FERRAMENTAS DIGITAIS: ALGUMAS POSSIBILIDADES" "resumo" => "Esta comunicação objetiva apresentar os resultados de um projeto de iniciação científica financiando pelo CNPq com uma bolsa para uma aluna do ensino médio de um Instituto Federal no Interior de Minas Gerais. A proposta foi embasada na necessidade de adaptar os currículos escolares, a fim de dialogar com as demandas contemporâneas, trazidas pelas tecnologias digitais (Moran, 2007), assim como nos conceitos de letramentos e multimodalidade (Kress, 2003). Desenvolvemos um plano de ensino e pesquisa com o objetivo de investigar as possibilidades e os desafios do ensino de língua inglesa nas modalidades oral e escrita em um ambiente virtual de aprendizagem – Moodle. De modo geral, o trabalho foi apoiado em uma unidade do livro didático (LD) “Way to Go”, volume II, da editora Ática. Organizamos o conteúdo proposto pelo LD em slides, de maneira interativa, com links que permitiam a realização de atividades on-line durante as aulas. Utilizamos videoaulas, formulários online, arquivo de Power Point ou links para o Canva, contendo o roteiro da aula e as atividades interativas criadas por meio de aplicativos, tais como: Padlet,?Wordwall,?Mentimeter, entre outras ferramentas. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Ação (Tripp, 2005). Participaram do projeto 84 alunos dos segundo anos dos cursos técnicos integrados de automação industrial e eletrotécnica. Os resultados revelaram que as atividades foram além da aprendizagem de habilidades linguísticas e contribuíram para o desenvolvimento da capacidade de usar tecnologias digitais, da criatividade e do protagonismo dos alunos. Os dados também dados reforçaram a potencialidade da inserção de ferramentas digitais para o ensino, visto que elas podem favorecer a aprendizagem e a sua promoção para além do conteúdo. Por fim, desejamos que o acesso à internet e às tecnologias digitais se torne um direito fundamental a todos os alunos brasileiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5246_TB333_12022025174918.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILLA ANDRADE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LÍNGUA" "autor_email" => "sheilla.souza@ifmg.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129271 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 333 "inscrito_id" => 5246 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE DE FERRAMENTAS DIGITAIS: ALGUMAS POSSIBILIDADES" "resumo" => "Esta comunicação objetiva apresentar os resultados de um projeto de iniciação científica financiando pelo CNPq com uma bolsa para uma aluna do ensino médio de um Instituto Federal no Interior de Minas Gerais. A proposta foi embasada na necessidade de adaptar os currículos escolares, a fim de dialogar com as demandas contemporâneas, trazidas pelas tecnologias digitais (Moran, 2007), assim como nos conceitos de letramentos e multimodalidade (Kress, 2003). Desenvolvemos um plano de ensino e pesquisa com o objetivo de investigar as possibilidades e os desafios do ensino de língua inglesa nas modalidades oral e escrita em um ambiente virtual de aprendizagem – Moodle. De modo geral, o trabalho foi apoiado em uma unidade do livro didático (LD) “Way to Go”, volume II, da editora Ática. Organizamos o conteúdo proposto pelo LD em slides, de maneira interativa, com links que permitiam a realização de atividades on-line durante as aulas. Utilizamos videoaulas, formulários online, arquivo de Power Point ou links para o Canva, contendo o roteiro da aula e as atividades interativas criadas por meio de aplicativos, tais como: Padlet,?Wordwall,?Mentimeter, entre outras ferramentas. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Ação (Tripp, 2005). Participaram do projeto 84 alunos dos segundo anos dos cursos técnicos integrados de automação industrial e eletrotécnica. Os resultados revelaram que as atividades foram além da aprendizagem de habilidades linguísticas e contribuíram para o desenvolvimento da capacidade de usar tecnologias digitais, da criatividade e do protagonismo dos alunos. Os dados também dados reforçaram a potencialidade da inserção de ferramentas digitais para o ensino, visto que elas podem favorecer a aprendizagem e a sua promoção para além do conteúdo. Por fim, desejamos que o acesso à internet e às tecnologias digitais se torne um direito fundamental a todos os alunos brasileiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5246_TB333_12022025174918.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILLA ANDRADE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LÍNGUA" "autor_email" => "sheilla.souza@ifmg.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }