DOCENTES COM DISTÚRBIOS DE VOZ: ENTRELAÇAMENTO EMOCIONAL POR FATORES ORGANIZACIONAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129272 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 4688 "titulo" => "DOCENTES COM DISTÚRBIOS DE VOZ: ENTRELAÇAMENTO EMOCIONAL POR FATORES ORGANIZACIONAIS" "resumo" => "O propósito deste estudo está projetado no fomento às discussões acerca do docente com distúrbios de voz pelo entrelaçamento emocional por fatores organizacionais, no cenário da educação básica, particularmente da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental, na modalidade regular. Trazendo eventos da narrativa das vivências, significados e concepções por docente com distúrbios de voz inseridos, especificamente da Educação Infantil aos Anos Finais do ensino fundamental na rede municipal do Recife/PE, por meio da pesquisa documental, e a utilização de dados pessoais de forma primária (sexo, idade, formação acadêmica, tempo de atuação na docência, tipos de distúrbios de voz). Objetiva analisar os fatores organizacionais associados aos distúrbios de voz em docentes com foco no entrelaçamento emocional no ambiente escolar. Escola Municipal Professor João Francisco de Souza. Trata-se de um recorte da pesquisa em andamento de mestrado em Ciências da Educação da investigadora. O caminho teórico se pauta em autores como: Merleau-Ponty (2006;2009); Dejours (1992), e metodológico na concepção de Sampieri e colaboradores (2013), a partir do estudo de caso Yin (2010) à luz do enfoque qualitativo. Os resultados apontam as primeiras impressões para a promoção de uma cultura escolar para o uso do microfone, para evitar tensão nas cordas vocais, pausa adequada no uso da voz, formação de conscientização ao uso da voz, fragmentação do estresse." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4688_TB336_13022025072310.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA DA PAZ SILVA" "autor_nome_curto" => "ISABEL PAZ" "autor_email" => "isabelcristinadapaz@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129272 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 4688 "titulo" => "DOCENTES COM DISTÚRBIOS DE VOZ: ENTRELAÇAMENTO EMOCIONAL POR FATORES ORGANIZACIONAIS" "resumo" => "O propósito deste estudo está projetado no fomento às discussões acerca do docente com distúrbios de voz pelo entrelaçamento emocional por fatores organizacionais, no cenário da educação básica, particularmente da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental, na modalidade regular. Trazendo eventos da narrativa das vivências, significados e concepções por docente com distúrbios de voz inseridos, especificamente da Educação Infantil aos Anos Finais do ensino fundamental na rede municipal do Recife/PE, por meio da pesquisa documental, e a utilização de dados pessoais de forma primária (sexo, idade, formação acadêmica, tempo de atuação na docência, tipos de distúrbios de voz). Objetiva analisar os fatores organizacionais associados aos distúrbios de voz em docentes com foco no entrelaçamento emocional no ambiente escolar. Escola Municipal Professor João Francisco de Souza. Trata-se de um recorte da pesquisa em andamento de mestrado em Ciências da Educação da investigadora. O caminho teórico se pauta em autores como: Merleau-Ponty (2006;2009); Dejours (1992), e metodológico na concepção de Sampieri e colaboradores (2013), a partir do estudo de caso Yin (2010) à luz do enfoque qualitativo. Os resultados apontam as primeiras impressões para a promoção de uma cultura escolar para o uso do microfone, para evitar tensão nas cordas vocais, pausa adequada no uso da voz, formação de conscientização ao uso da voz, fragmentação do estresse." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4688_TB336_13022025072310.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA DA PAZ SILVA" "autor_nome_curto" => "ISABEL PAZ" "autor_email" => "isabelcristinadapaz@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }