Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUTISMO E DOCÊNCIA: À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DA RACIONALIDADE PRÁTICA SCHÖNIANA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129273
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 4380
    "titulo" => "AUTISMO E DOCÊNCIA: À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DA RACIONALIDADE PRÁTICA SCHÖNIANA"
    "resumo" => "Este artigo trata sobre a docência no processo de aprendizagem de estudantes no transtorno do espectro autista, na educação básica, a micro a sala de aula do ensino fundamental regular, à luz da epistemologia da racionalidade prática fomentado por Donald Schön, que enfatiza a prática e a construção do conhecimento a partir da reflexão dialética antes, durante e pós ações no fazer pedagógico docente. Objetiva-se investigar de que forma se dá o processo de ensino- aprendizagem, a partir da racionalidade prática sobre o viés da reflexão dialética, na rede municipal de Paudalho, PE. Ainda, trata-se de um recorte da tese em doutoramento em Ciências da Educação da investigadora, na qual, de modo amplo, também a intersubjetiva que leva à constante transformação na docência e, certamente no processo de aprendizagem. . Seu fundamento teórico e metodológico foi construído a partir das contribuições tematizada, por Eugen Bleuler (1911) citado por Gonçalves (2013); DSM-5; Lei 13.146 e a Lei 12.764, Schön (1992;2001); Nunes (2008); Gomez (1997). A metodologia via a marca pragmática de Sampieri, Collado, Lucio (2013) se dá por um estudo caso, Yin (2001), com enfoque qualitativo descritivo, interpretativo. Os resultados sinalizam fomento à reflexão sobre o viés dialético, à criatividade, integração da teoria à pratica na reflexão da ação e a ação no conhecimento que constada na melhoria da aprendizagem do estudante autista."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4380_TB337_13022025074228.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REJANE SILVINO CAMPÊLO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "REJANE SILVINO"
    "autor_email" => "silvino.rejane@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129273
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 4380
    "titulo" => "AUTISMO E DOCÊNCIA: À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DA RACIONALIDADE PRÁTICA SCHÖNIANA"
    "resumo" => "Este artigo trata sobre a docência no processo de aprendizagem de estudantes no transtorno do espectro autista, na educação básica, a micro a sala de aula do ensino fundamental regular, à luz da epistemologia da racionalidade prática fomentado por Donald Schön, que enfatiza a prática e a construção do conhecimento a partir da reflexão dialética antes, durante e pós ações no fazer pedagógico docente. Objetiva-se investigar de que forma se dá o processo de ensino- aprendizagem, a partir da racionalidade prática sobre o viés da reflexão dialética, na rede municipal de Paudalho, PE. Ainda, trata-se de um recorte da tese em doutoramento em Ciências da Educação da investigadora, na qual, de modo amplo, também a intersubjetiva que leva à constante transformação na docência e, certamente no processo de aprendizagem. . Seu fundamento teórico e metodológico foi construído a partir das contribuições tematizada, por Eugen Bleuler (1911) citado por Gonçalves (2013); DSM-5; Lei 13.146 e a Lei 12.764, Schön (1992;2001); Nunes (2008); Gomez (1997). A metodologia via a marca pragmática de Sampieri, Collado, Lucio (2013) se dá por um estudo caso, Yin (2001), com enfoque qualitativo descritivo, interpretativo. Os resultados sinalizam fomento à reflexão sobre o viés dialético, à criatividade, integração da teoria à pratica na reflexão da ação e a ação no conhecimento que constada na melhoria da aprendizagem do estudante autista."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4380_TB337_13022025074228.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REJANE SILVINO CAMPÊLO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "REJANE SILVINO"
    "autor_email" => "silvino.rejane@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo trata sobre a docência no processo de aprendizagem de estudantes no transtorno do espectro autista, na educação básica, a micro a sala de aula do ensino fundamental regular, à luz da epistemologia da racionalidade prática fomentado por Donald Schön, que enfatiza a prática e a construção do conhecimento a partir da reflexão dialética antes, durante e pós ações no fazer pedagógico docente. Objetiva-se investigar de que forma se dá o processo de ensino- aprendizagem, a partir da racionalidade prática sobre o viés da reflexão dialética, na rede municipal de Paudalho, PE. Ainda, trata-se de um recorte da tese em doutoramento em Ciências da Educação da investigadora, na qual, de modo amplo, também a intersubjetiva que leva à constante transformação na docência e, certamente no processo de aprendizagem. . Seu fundamento teórico e metodológico foi construído a partir das contribuições tematizada, por Eugen Bleuler (1911) citado por Gonçalves (2013); DSM-5; Lei 13.146 e a Lei 12.764, Schön (1992;2001); Nunes (2008); Gomez (1997). A metodologia via a marca pragmática de Sampieri, Collado, Lucio (2013) se dá por um estudo caso, Yin (2001), com enfoque qualitativo descritivo, interpretativo. Os resultados sinalizam fomento à reflexão sobre o viés dialético, à criatividade, integração da teoria à pratica na reflexão da ação e a ação no conhecimento que constada na melhoria da aprendizagem do estudante autista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.