EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: A BONITEZA DE DIZERES E SABERES DO ESTUDANTE EJA - MENDES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129462 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 4380 "titulo" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: A BONITEZA DE DIZERES E SABERES DO ESTUDANTE EJA - MENDES" "resumo" => "Neste estudo, discutimos sobre a temática “Educação e Inclusão: a boniteza de dizeres e saberes do estudante EJA da escola Municipal Vereador José Mendes de Lima, das ideias e ideais que despertam, em particular a riqueza, de suas histórias, como se correspondem a racionalizações altamente qualificadas, colocando-nos a posição de pessoas competentes e curiosas em busca de novos conhecimentos, na boniteza da voz destes estudantes. Objetiva-se identificar indicadores à uma educação cada vez mais inclusiva, respeitosa com base na consciência plural da pessoa em sua totalidade, no contexto institucional da boniteza de dizeres e saberes do estudante EJA da escola Municipal Vereador José Mendes de Lima. O embasamento teórico se desenha à Freire, (1999; 2005), Fernándes (2001) O método utlizado no estudo é natureza qualitativa a partir das concepções de Minayo, (2011), trata-se de um estudo caso Yin (2005) descritivo interpretativo, utilizou-se da observação participante Lapassade (2005), a entrevista deu-se pela não estruturada, porém, roteirizada Sampieri (2013), um trabalho analítico pelo viés da análise de conteúdo de Bardin (2016), no marco temporal de 2024, lançando olhar investigador ao projeto intitulado “Da Terra ao Fogo: o milho vira objeto de conhecimento” desenvolvido pela professora titular e estudantes da EJA, nível III. Os resultados indicam que dado respeito, o envolvimento implicado ao professor no processo formativo a partir da valorização de dizeres e saberes do estudante da EJA instigou neles a curiosidade em aprender a aprender de maneira criativa e prazerosa, Ainda, afirma-se que seus conhecimentos prévios contemplam uma educação libertadora e efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4380_TB603_25022025205510.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE SILVINO CAMPÊLO SILVA" "autor_nome_curto" => "REJANE SILVINO" "autor_email" => "silvino.rejane@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129462 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 4380 "titulo" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: A BONITEZA DE DIZERES E SABERES DO ESTUDANTE EJA - MENDES" "resumo" => "Neste estudo, discutimos sobre a temática “Educação e Inclusão: a boniteza de dizeres e saberes do estudante EJA da escola Municipal Vereador José Mendes de Lima, das ideias e ideais que despertam, em particular a riqueza, de suas histórias, como se correspondem a racionalizações altamente qualificadas, colocando-nos a posição de pessoas competentes e curiosas em busca de novos conhecimentos, na boniteza da voz destes estudantes. Objetiva-se identificar indicadores à uma educação cada vez mais inclusiva, respeitosa com base na consciência plural da pessoa em sua totalidade, no contexto institucional da boniteza de dizeres e saberes do estudante EJA da escola Municipal Vereador José Mendes de Lima. O embasamento teórico se desenha à Freire, (1999; 2005), Fernándes (2001) O método utlizado no estudo é natureza qualitativa a partir das concepções de Minayo, (2011), trata-se de um estudo caso Yin (2005) descritivo interpretativo, utilizou-se da observação participante Lapassade (2005), a entrevista deu-se pela não estruturada, porém, roteirizada Sampieri (2013), um trabalho analítico pelo viés da análise de conteúdo de Bardin (2016), no marco temporal de 2024, lançando olhar investigador ao projeto intitulado “Da Terra ao Fogo: o milho vira objeto de conhecimento” desenvolvido pela professora titular e estudantes da EJA, nível III. Os resultados indicam que dado respeito, o envolvimento implicado ao professor no processo formativo a partir da valorização de dizeres e saberes do estudante da EJA instigou neles a curiosidade em aprender a aprender de maneira criativa e prazerosa, Ainda, afirma-se que seus conhecimentos prévios contemplam uma educação libertadora e efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4380_TB603_25022025205510.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE SILVINO CAMPÊLO SILVA" "autor_nome_curto" => "REJANE SILVINO" "autor_email" => "silvino.rejane@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }